Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024

“Não é um decreto que protege as pessoas, são as pessoas”, afirma Rangel sobre o combate à COVID-19 em PG

2020-08-26 às 08:41

Na manhã desta terça-feira (26), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, voltou a insistir na importância das medidas de prevenção e na mudança de hábitos no combate à pandemia de COVID-19.

Rangel lembrou que ainda não existe uma vacina que proteja contra o coronavírus e afirmou ser impossível manter o comércio fechado até que ela esteja disponível. “A doença está aí, nós ainda não temos medicamento e não temos a vacina depois de seis meses. São seis meses. Nenhuma família consegue viver seis meses sem trabalhar”, afirma. “A vida tem que continuar. As pessoas precisam trabalhar e precisam levar o alimento para dentro das suas casas”, acrescenta. 

O prefeito destacou a importância da mudança de hábitos. “Algumas pessoas começam a criticar o fato do mundo continuar a viver. O que eu estou ouvindo de pessoas falando que não se pode abrir o comércio e outras atividades. Não tem mais o que fazer nesse sentido, porque o mundo precisa continuar a viver e nós temos que nos adaptar”, reforça.

Ele reforça ainda que mais importante do que as medidas de restrição impostas pela Prefeitura Municipal, são as medidas de prevenção adotadas pelas pessoas. “A gente faz isso [decretos municipais] para ajudar as pessoas a se protegerem. Não é um protocolo que protege as pessoas, são os hábitos das pessoas”, enfatiza. 

Na visão de Rangel, as restrições seriam desnecessárias se houvesse maior consciência das pessoas sobre a gravidade da situação. “Não adianta nada fazer um decreto e as pessoas se prepararem para desobedecer e se colocarem em risco. Seria muito bacana se eu pudesse falar que não tem restrição nenhuma e, mesmo assim, ninguém abusasse. O problema é que a grande maioria não está pensando em se proteger”, lamenta.

O prefeito acredita ainda o município já superou a pior fase da pandemia e que, em breve, uma vacina segura e eficiente estará disponível. “A gente acredita que daqui uma ou duas semanas vai começar a baixar os números de casos de coronavírus e mortes em decorrência da doença em Ponta Grossa e que logo, logo teremos uma vacina. Tá quase acabando, mas até lá todo o todo cuidado é pouco, porque o vírus está aí do teu lado”, alerta.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.