Com o número de infecções pelo novo coronavírus chegando a mais de 3.000 casos em Ponta Grossa, a preocupação de especialistas é que com os próximos feriados, de 7 e 15 de setembro, haja uma contaminação em massa em caso de negligência dos cuidados de combate ao vírus.
O vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e ex-diretor-geral do Hospital Universitário Regional (HU-UEPG), o professor Everson Augusto Krum, disse que datas passadas contribuíram para o aumento de casos de COVID-19 no mês de agosto e neste início de setembro. “O Dia dos Pais contribui sim para o aumento de casos. E se novamente não houver um cuidado, como uso de máscara, distanciamento social, higienização, enfim, todos os cuidados já propagados, pode haver uma disseminação do vírus. Por isso, para evitar o aumento de casos de coronavírus é muito importante o cuidado nos feriados”, explica.
Ele alerta ainda que a presença do vírus continua e que mesmo se estivermos no platô, o número elevado de casos ainda permaneceria na cidade. “O número de casos na região Sul do país e até mesmo em Ponta Grossa vem aumentando, mas ainda não podemos afirmar se é ou não o platô, porém, caso seja, esse platô permanece alguns dias com números altos. Então ainda não sabemos, pode ser que haja transmissão, e como o período de incubação do vírus é de 14 dias, o reflexo se daria daqui duas semanas”, completa.
Indagada sobre novas ações de combate nos feriados, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa informa que no momento não há definições sobre o tema, mas ressalta a importância da prevenção no combate ao vírus.