Por Matheus Fanchin
No mês de outubro de 2019, os usuários do transporte coletivo de Ponta Grossa tiveram uma surpresa. Eles se depararam com diversas placas com códigos do tipo ‘QR Code’ nos terminais e pontos de ônibus de maior circulação. Esses códigos permitiam ao usuário ter acesso a informações sobre as linhas de ônibus por meio do celular e em tempo real. Inicialmente, a intenção era fazer um teste para verificar como seria a reação do público e o funcionamento da tecnologia.
O sistema de consulta estava apto a funcionar em todos os chamados ‘smartphones’. Para isso, bastava direcionar a câmera do aparelho ao código e automaticamente o usuário tinha à sua disposição informações sobre as linhas que passam pelo ponto, horários, ordem cronológica de chegada e localização do ônibus em tempo real.
No entanto, terminado o período de testes, a ação foi encerrada, prometendo voltar após ajustes que a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) considerou necessário fazer. Atualmente, está em trâmite um projeto para fazer com que cerca de mil novas placas ‘QR Code’ sejam confeccionadas para os pontos de ônibus. O projeto ainda não tem previsão para se concretizar.
Mais informações e ferramentas
Segundo a diretora do Departamento de Transportes da AMTT, Rosana Cruz, o objetivo da iniciativa é facilitar as informações ao usuário. “O formato tem como principal objetivo facilitar a obtenção de informações e ampliar as ferramentas disponíveis para a população que utiliza o transporte coletivo”, explica.
Confira na íntegra nota enviada pela AMTT acerca do tema:
De acordo com o Departamento de Transportes da AMTT, o teste foi um sucesso. Muitas pessoas utilizaram, nos últimos meses, desse formato, que tem como principais objetivos facilitar a obtenção de informações e ampliar as ferramentas disponíveis para a população que utiliza o transporte coletivo. Atualmente, está em trâmite um projeto para obtenção de material colocação de 1000 placas novas e mais resistentes.
Com informações: Asscom / Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Foto: Agência Estadual de Notícias