Domingo, 15 de Dezembro de 2024

Parque de Olarias terá centro de educação ambiental, anuncia Rangel

2020-09-23 às 08:34

Na manhã desta quarta-feira (23), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, anunciou que o Parque de Olarias terá um centro de educação ambiental. A construção do projeto foi autorizada na tarde de ontem (22).

Rangel esteve no local junto com os engenheiros responsáveis pela obra e com o secretário municipal do Meio Ambiente, Paulo Barros. Ele explica que o prédio sustentável irá funcionar nos mesmo moldes de uma escola, porém voltada para a preservação ambiental. 

“Ali as crianças vão aprender como preservar o meio ambiente e ter aulas de ecologia. Elas vão saber que tipo de peixe nós temos no lago, que tipo de pássaros que nós temos ali e quais animais vivem no parque”, detalha.

Entretanto, o prefeito não deu detalhes de quando as obras devem começar, qual será o investimento e quando o centro de educação ambiental será entregue.

Segundo lago do Parque de Olarias

Rangel também acrescentou que a imundação para a formação do segundo lago deve acontecer nos próximos dias. O segundo lago terá 80% do tamanho do primeiro e três ilhas. “Ele vai ficar ainda mais bonito do que o primeiro lago de eu estou muito entusiasmado”, revela.

A delimitação das áreas, a preparação para receber a represa e a instalação das barragens já foram feitas. Agora, os serviços faltantes são a limpeza no interior e ao redor do lago e o fechamento das comportas para execução do espelho d’agua, que deve se formar naturalmente. 

Ele destacou a importância do trabalho feito na região. “O local era um depósito de lixo, tinha esgoto à céu aberto e foi transformado completamente num parque bonito que será usado para o lazer das famílias”, enfatiza. 

Parque de Olarias

O Parque de Olarias será composto por cinco lagos que juntos ocuparão uma área de aproximadamente 120 mil metros quadrados. No entorno haverá quadras poliesportivas, pista de caminhada, ciclovia e palco com arquibancada para eventos culturais. O complexo deve se tornar ponto de turismo, área de lazer e prática de atividades esportivas. 

A primeira fase foi concluída neste ano, o local conta com ciclovia, pistas de caminhada, pista de skate, parque infantil, academia ao ar livre, quadras de areia, dois lagos, um deck e um anfiteatro que será usado para apresentações ao ar livre.