Domingo, 22 de Setembro de 2024

Cães de busca recebem primeira certificação do Corpo de Bombeiros do Paraná

Certificação aconteceu entre os dias 16 e 20 de novembro, em Curitiba
2020-12-11 às 17:12

Durante os dias de 16 a 20 de novembro de 2020, ocorreu a I Certificação Estadual de Cães do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, reconhecida pelo Comitê  de Busca e Salvamento com Cães – CONABRESC. O evento foi promovido e sediado no município de Curitiba, pelo Grupo de Operações de Socorro Tático e contou com 14 militares e 16 cães inscritos oriundos de todo o Estado.

No decorrer da semana os cães e militares foram submetidos a diversas provas, que avaliavam quesitos como: obediência e destreza, desempenho em áreas urbanas e rurais e qualidade de busca por odor específico.

Entre as modalidades realizadas estão: Busca Rural, Busca Urbana, Busca por odor específico e Busca de restos mortais. Dos 16 cães inscritos em todas as modalidades 10 deles, obtiveram a chancela da certificação, alguns deles em diversas modalidades simultaneamente.

Esses números representam um aproveitamento de 62,5% de cães aprovados. Esse dado é bastante expressivo, mostrando a evolução técnica da atividade cinotécnica dentro do Estado do Paraná.

A realização da certificação representa a coroação da excelência prestada pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, para a sociedade paranaense, e o contínuo preparo de nossos bombeiros para atender ocorrências dessas naturezas.

Telêmaco Borba

Em Telêmaco Borba, o cão Balú está sendo treinado pelo Soldado Serenato há mais de um ano para atuar em ocorrências emergenciais envolvendo pessoas perdidas.

Confira as fotos

Com informações Corpo de Bombeiros do Paraná/Fotos: Reprodução Redes Sociais