Domingo, 15 de Dezembro de 2024

Ano atípico, mudança de técnico e novas caras no elenco: Após fechar 2020, Operário Ferroviário tem novo desafio logo no começo de 2021

2020-12-28 às 12:14

Na última terça-feira (22), o Operário Ferroviário se despediu do ano de 2020 com uma vitória de 3 a 0 sobre o Juventude no Germano Krüger, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Em um ano atípico devido à pandemia da COVID-19, o calendário foi totalmente modificado, fazendo com que o alvinegro retome as atividades já no início de 2021 em um compromisso marcado frente ao Vitória, no dia 3 de janeiro em Salvador, Bahia. Além desses temas, o ano que se encerra foi recheado de mudanças para os lados de Vila Oficinas.

Eliminações antes do início da Série B

Porém, antes da Série B iniciar em agosto, o Operário já havia participado de duas competições. A Copa do Brasil, ainda em março, onde o Fantasma sucumbiu diante do América Mineiro, sendo derrotado por 2 a 0 em casa. A outra eliminação foi em julho, pelo Campeonato Paranaense, onde a equipe princesina foi eliminada pelo Cianorte nas quartas de final, sendo derrotado em casa por 2 a 0 pela equipe do norte paranaense.

Mudança de treinador

No dia 20 de outubro, o Operário foi derrotado pelo Cruzeiro, do técnico Felipão, por 1 a 0 jogando em Ponta Grossa. Após a partida o treinador Gerson Gusmão foi demitido do cargo que ocupava desde 2016. Gersinho era o treinador mais longevo do Brasil em um mesmo clube, recorde que foi quebrado após sucessivos resultados negativos e pressão de parte da torcida que pedia a saída do técnico.

Com isso, o alvinegro contratou o paranaense Matheus Costa para assumir o cargo. Matheus estava no Paysandu (PA), e foi chamado pelo conhecimento que tem do futebol paranaense, tanto por ser natural do estado, tanto por já ter trabalhado em clubes como Coritiba e Paraná Clube em anos passados.

Destaques e decepções no elenco

Entre os reforços do ano no elenco alvinegro, uma das principais esperanças de gol da torcida era o atacante Roger, de 35 anos, que acumulou passagens por clubes como São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Botafogo e Ponte Preta. O atleta foi contratado junto ao Fantasma em setembro. Porém, após oito partidas (seis como titular) e um gol marcado, o centroavante comunicou que estava deixando o elenco operariano por vontade própria, após decisão pessoal.  Roger foi uma das principais desilusões alvinegras ao longo de 2020.

Entre os destaques de 2020 estão dois atletas recém chegados ao clube. Trata-se do atacante Ricardo Bueno, com passagens por Palmeiras e Atlético Mineiro, contratado em novembro. Outro ponto positivo da equipe é o meia Rafael Oller, contratado junto a Bueno, e que estava atuando na Portuguesa Santista (SP).

Para se ter uma ideia da importância de ambos, os dois foram responsáveis pelos gols e pelas principais jogadas do Fantasma na última vitória da equipe sobre o Juventude por 3 a 0, no jogo que marcou a despedida do ano de 2020.

Situação na Série B

Com o fim das partidas em 2020, o Alvinegro da Vila ocupa atualmente a 10º posição na Série B. A equipe comandada por Matheus Costa soma 41 pontos, sendo 10 vitórias, 11 empates e 10 derrotas.  Um aproveitamento de 44.1%.

O próximo compromisso do Operário é contra o Vitória no dia 3 de janeiro em Salvador, Bahia. Contando com este compromisso, o alvinegro tem ainda sete partidas até o fim da Série B em 30 de janeiro.

Foto: OFEC