Domingo, 13 de Outubro de 2024

Ponta Grossa será sede do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) dos Campos Gerais

2021-02-04 às 10:17

A ampliação da oferta de serviços e a possibilidade da construção de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Ponta Grossa, para atender pacientes de toda a região dos Campos Gerais, foi o assunto da reunião, nesta quarta-feira (3). A pauta reuniu os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto, e da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; a prefeita Elizabeth Schmidt, o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto, e os diretores do Hospital Universitário dos Campos Gerais,  Sinvaldo Baglie e Ricardo Zanetti.

“É uma conquista superlativa”, registrou a prefeita logo após o encontro, em que também participaram o superintendente da Casa Civil do governo do Estado, André Martins; o secretário de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco e o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier.

Durante o encontro, foram discutidas tratativas do que é o projeto AME para a região dos Campos Gerais. A prefeita Elizabeth Schmidt comemorou a conquista. “A oferta de serviços de medicina especializada e o atendimento a tantos que esperam consultas com especialistas em Ponta Grossa foi um compromisso que assumimos com o povo de Ponta Grossa, e estamos começando a ver sua concretização. Esse encontro com os secretários Beto Preto e Sandro Alex, o apoio da Casa Civil e do nosso deputado Hussein, além das parcerias ótimas que mantemos com a UEPG, foi extremamente positivo. Hoje certamente é um dia histórico não só para Ponta Grossa, mas para todos os municípios dos Campos Gerais, com esse importante equipamento”, destaca.

Avanço para os Campos Gerais

Para o secretário Sandro Alex, este é mais um avanço na saúde dos Campos Gerais. “Tivemos já Hospital da Criança uma grande parceria, com o prefeito Marcelo Rangel e o governador Ratinho Júnior, o governo do Estado e a cidade de Ponta Grossa. Seguimos com os investimentos no Hospital Universitário que foram, sem dúvida, importantíssimos para essa cobertura regional”, afirma o secretário. Segundo Sandro, este é um marco significativo. “Não tenho dúvida de que assim como tivemos a concretização dos avanços no HU e também no Hospital da Criança, vamos ter com o AME em Ponta Grossa um avanço muito grande nas especialidades, nessa demanda que é crescente na nossa região e que agora será atendida de forma mais ágil”, finaliza.

Líder do governo e representante de Ponta Grossa na Assembleia, o deputado Hussein Bakri também celebrou a conquista. “Avanços na área médica, alcançando uma região tão importante quanto os Campos Gerais, são essenciais. Esta pandemia nos mostrou a importância de investimentos inteligentes em saúde, e essa iniciativa do AME regional em Ponta Grossa, uma ação conjunta do governo Ratinho Júnior, da prefeita Elizabeth Schmidt e da UEPG, é uma excelente resposta”, opina.

Ampliação de residências médicas profissionais e de atendimento ao público

Já o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, ressaltou também que com a implantação do AME na região, por parte da universidade, ficará aberta a possibilidade da oferta de novas vagas em residências profissionais – não apenas médicas, mas alcançando diversos outros serviços de saúde. “A Universidade Estadual de Ponta Grossa se sente muito honrada de fazer parte dessa discussão para a implantação do AME regional, porque é um reconhecimento da importância do papel regional que a cidade tem na área hospitalar”, avalia o reitor.

Além disso, o secretário de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco, destaca que esse projeto, que é de grande importância para os Campos Gerais, trará o Ambulatório Médico de Especialidades e vai ofertar 15 mil consultas mensais para a região, possibilitando a agilidade dos atendimentos com especialistas, e impactando positivamente nas filas de espera por essas consultas.

Ainda de acordo com Manjabosco, a parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, a Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a exemplo do que acontece no Hospital Universitário Materno-Infantil (Hospital da Criança), que trouxe reflexos positivos para mães e bebês, vai também aumentar significativamente o atendimento especializado em pediatria.

Com informações das assessorias