Domingo, 13 de Outubro de 2024

Fotos: ‘Operação Vida’ fiscaliza estabelecimentos e ‘toque de recolher’ em PG

2021-02-06 às 08:55

Na noite deste sábado, 6, a Polícia Militar, junto com outras forças de segurança, realizou mais uma fase da Operação Vida. A operação ocorreu simultaneamente em Ponta Grossa, Castro e Jaguariaíva.

De acordo com a PM, a Operação acontece em todo o estado desde o dia 25 de janeiro e tem por objetivo ações de prevenção dos crimes contra a vida, como o feminicídio. Além disso são fiscalizados os cumprimentos dos decretos estaduais e municipais de toque de recolher.

Ao todo, em Ponta Grossa 137 pessoas e 23 veículos foram abordados, dois locais vistoriados, além de um cumprimento de mandado de prisão e uma pessoa detida por embriaguez ao volante.

 

Leia a integra do comunicado da Polícia Militar

A Polícia Militar, mediante emprego de efetivo Administrativo e Operacional do 1º BPM e do 4º CRPM, deu cumprimento a mais uma Fase da Operação Vida, compreendendo saturação em bairros dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Jaguariaíva, em regiões previamente estabelecidas. As ações se iniciaram na noite de sábado (05/02/2021), visando o combate a crimes dolosos contra a vida, e seus crimes transversais. Em Ponta Grossa, as atividades contaram também com ações de fiscalização urbana, integradas com a prefeitura de Ponta Grossa, através de sua Guarda Municipal e fiscais da Vigilância Sanitária, na qual também foi fiscalizado o cumprimento do Decreto Municipal nº 18.290/2021, referente ao Toque de Recolher.

A Operação Vida desenvolve-se desde o dia 25 deste mês de janeiro, a nível Estadual. Seu objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida, inclusive o feminicídio.
O Planejamento da Operação Vida decorre do último Relatório Estatístico Criminal produzido pela PMPR, referente ao ano de 2020, o qual apontou aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo, também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo, e 34% dos homicídios registrados têm relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.

Com base nesta análise, constatou-se a transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está relacionado a outros crimes – como tráfico de entorpecentes, e a posse ou porte de armas ilegais e irregulares.
Desse modo, o grande foco da Operação Vida é a saturação nestes municípios/ bairros, a fim de oferecer maior sensação de segurança à população paranaense.

Ao todo, no âmbito do 1º BPM, foram alcançados os seguintes resultados, por município:

OPERAÇÃO VIDA – SATURAÇÃO
Ponta Grossa:
– 137 Pessoas abordadas
– 02 Locais vistoriados
– 23 Veículos abordados
– 01 cumprimento de manado de prisão
– 01 preso por embriaguez ao volante

Informações: Polícia Militar