No Brasil já são pelo menos quatro casos de falsa aplicação de vacina contra a Covid-19. As situações ocorreram em três estados diferentes: Goiás, Alagoas e Rio de Janeiro, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem.
O caso mais recente aconteceu na última sexta-feira (12), em Petrópolis, Rio de Janeiro e está está sendo investigado também pela Polícia Civil. Após apuração, os profissionais envolvidos poderão perder o registro na categoria, se houver a confirmação da fraude.
O Conselho Federal de Enfermagem informou também que pode pedir o apoio da Polícia Federal na apuração dos casos, e que as prefeituras também solicitaram investigações aos respectivos Ministérios Públicos estaduais. Entretanto, o Conselho destacou que estes profissionais não representam a categoria, que está lutando, há meses, na linha de frente no combate contra o novo coronavírus e, portanto, estes problemas não representam risco à vacinação.
Cuidados durante aplicação
A recomendação dos médicos é que as pessoas devem se atentar a detalhes na seringa, caso esteja se sentindo inseguro. “Vale tanto acompanhar o detalhe da aspiração do líquido, do conteúdo que está dentro da seringa, e no final observar a injeção, a introdução do líquido e a seringa vazia no final. Não há outra forma para quem não está seguro de que a vacinação tenha sido concluída de fato. Com essa observação, essa é a maneira mais correta”, explica o pediatra, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri.
Confira a matéria na íntegra na CNN Brasil /Foto: AEN