Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Ponta Grossa já registra nove casos de dengue no município

2021-02-24 às 08:49

O boletim semanal que monitora os casos da dengue no Paraná confirma hoje (23) 425 novos casos da doença. O Estado soma 3.129 casos no período epidemiológico, que teve início em agosto de 2020. Ponta Grossa registra nove casos da doença, segundo o boletim.

344 municípios do Paraná têm notificações para a dengue e 212 apresentam casos confirmados.

7.491 casos seguem em investigação no Estado.

“A dengue exige atenção de todos; dos gestores das três esferas de governo, mas principalmente da população, pois cerca de 90% dos criadouros do mosquito transmissor da doença estão nos quintais e ambientes internos das residências paranaenses. Esta é uma informação que repetimos sempre, como forma de alerta para que a comunidade nos ajude a combater a dengue, eliminando os focos que se concentram em recipientes que acumulam água parada”, disse o secretário da Saúde do Estado, Beto Preto.

AÇÃO – A Vigilância Ambiental da Sesa vem apoiando municípios de várias regiões nas ações de enfrentamento. “São municípios pequenos que solicitam nossa orientação e apoio no trabalho de campo para a busca e eliminação dos criadouros. Os técnicos percorrem praticamente a cidade inteira neste trabalho de detecção e remoção e aplicação de inseticida; já fizemos esta ação em Sengés e kaloré, ”, relata a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

Na última semana a força-tarefa foi realizada no município de Serranóplis do Iguaçu, localizado na área 9ª Regional e Saúde de Foz do Iguaçu, que apresentou grande aumento de número de casos de dezembro para cá.

A cidade, com 4.513 habitantes, concentrava os casos nos bairros Flor da Serra e Jardinópolis. Em dezembro os bairros apresentavam 24 casos e agora, em fevereiro, registraram 181 casos confirmados de dengue. No total, o município tem 200 casos confirmados de dengue.

“Equipe da Sesa e da equipe da vigilância municipal percorreram cerca de 150 quarteirões da cidade com limpeza, remoção de criadouros e aplicação de inseticida com equipamento costal. Passamos todas as orientações para que o município siga com este trabalho de combate”, complementou Ivana Belmonte.

Confira o informe completo clicando aqui.

da Sesa Notícias