Na última sexta-feira (12) o prefeito de Curitiba, Rafael Greca anunciou que a cidade estava aderindo ao lockdown até o dia 21 de março. A medida foi adotada no dia em que Curitiba registrou 34 óbitos pela COVID-19, maior marca em um único boletim desde o início da pandemia.
O portal D’Ponta News realizou uma enquete na página do Facebook para saber a opinião dos internautas sobre o assunto. Cerca de 300 pessoas responderam a seguinte pergunta: ‘Você acredita que PG também deveria aderir ao lockdown para reduzir a contaminação pela COVID-19?’
Resultado da enquete
81% dos internautas acreditam que Ponta Grossa também deveria aderir ao lockdown, assim como Curitiba. “Mas um lockdown de verdade, onde realmente feche tudo inclusive mercado, que atendam somente delivery”, defende uma seguidora.
Outra seguidora também concorda e afirma que “se não fizerem nada a situação vai ficar muito pior do que já está”. Uma internauta defende um ‘lockdown nos boletos’. ” Sim, se no lockdown parar os boletos, água, luz, gás, IPTU sou a favor sim”, comenta.
Os outros 19% dos internautas que não defendem o lockdown afirmam que a população precisa ter mais consciência. “Não adiantou nada nem no ano passado e nem agora, olha como está as coisas, no que adiantou fechar, o povo é o principal culpado por tudo o que está acontecendo se não tiver consciência nada vai adiantar”, afirma um seguidor.
Outro internauta ainda defende que o comércio está tomando todas as medidas de prevenção contra o coronavírus. “No comércio tem água e sabão e muito álcool 70 pra ser usado! As pessoas que não se cuidam! Basta algum time de futebol ganhar que vão tudo pra avenida! Não adianta fechar tudo e ver pontos e ônibus lotado! As pessoas não respeitam distanciamento, é culpa de muito ignorantes que a situação tá assim! Não precisa disso basta ficar em casa quem não precisa sair!”, destaca.