Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Vereadores de PG voltam a discutir ‘KIT COVID’ na sessão ordinária desta segunda-feira (19)

2021-04-18 às 18:01

Os vereadores de Ponta Grossa voltam discutir, em regime de urgência e em segunda discussão, na sessão ordinária desta segunda-feira, 19, o projeto de lei 35/2021, do vereador Leandro Bianco e outros, que dispõe sobre a disponibilização gratuita de kits de medicamentos para o tratamento precoce da Covid-19 na rede SUS do Município de Ponta Grossa, durante o período de pandemia.

A primeira discussão do projeto aconteceu na última quarta-feira, 14, e gerou polêmica na Câmara. O vereador Geraldo Stocco (PSB) afirmou, no início da sessão, que votaria contra o projeto por não haver comprovação científica do tratamento precoce. O autor do projeto, vereador Leandro Bianco (Republicanos), reforçou a importância do projeto afirmando que a compra dos medicamentos será feita através de parcerias com empresas privadas, sem investimento do poder público, além de que o tratamento não é obrigatório.

Durante discurso da vereadora Josi do Coletivo (PSOL), o vereador e médico Dr. Zeca Raad (PSL) afirmou que fez tratamento precoce e também receita a alguns pacientes. Doutor Zeca retornou às sessões legislativas nesta segunda, 14, após três semanas afastado devido à contaminação pela COVID-19. “Me foi receitado por um pneumologista de renome. Senão eu não estaria aqui hoje!”, disse.

Em vários momentos, pessoas que ocupavam a galeria da Câmara interromperam os vereadores com opiniões contrárias e favoráveis ao projeto. O vereador Julio Kuller (MDB) chegou a sugerir que um representante popular tivesse 10 minutos na tribuna da Câmara para discursar sobre o tema. O presidente do Legislativo, Daniel Milla (PSD), negou a sugestão afirmando que não há este precedente no regimento interno da Câmara.

Após mais de 1 hora e meia de discussões, o projeto foi aprovado com 12 votos favoráveis e 05 votos contrários. As emendas ao projeto também foram aprovadas por 13 votos favoráveis e 04 votos contrários.

Votaram favoráveis ao PL 35/2021.
– DOUTOR ZECA (PSL)
– FILIPE CHOCIAI (PV)
– LEANDRO BIANCO (REPUBLICANOS)
– MISSIONÁRIA ADRIANA JAMIER (SD)
– FELIPE PASSOS (PSDB)
– DIVO (PSD)
– PASTOR EZEQUIEL BUENO (AVANTE)
– EDE PIMENTEL (PSB)
– PAULO BALANSIN (PSD)
– DANIEL MILLA (PSD)
– LÉO FARMACÊUTICO (PV)
– JAIRTON DA FARMÁCIA (DEM)

Votaram contrários ao PL 35/2021.
– JOCE CANTO (PSC)
– GERALDO STOCCO (PSB)
– JOSI DO COLETIVO (PSOL)
– IZAÍAS SALUSTIANO (PSB)
– JULIO KULLER (MDB)

O projeto volta para segunda discussão amanhã, 19, e, se aprovado, segue para sanção da prefeita Elizabeth Schmidt.

Clique para ver a ordem do dia completa.

Clique para ler o projeto de lei completo.