Sábado, 21 de Setembro de 2024

Veja como o Coronavírus afetou a rotina de restaurantes e bares de Ponta Grossa

2020-03-23 às 11:19

A pandemia de Coronavírus tem mudado a rotina de muitos comércios e empresas por todo mundo, inclusive em Ponta Grossa. Entre elas estão os restaurantes, locais onde muitas das práticas agora contra-indicadas eram comuns, como levar objetos a boca, frenquentar aglomerações e etc. Para entender melhor como ficou o dia a dia destes ambientes, o D’Ponta News conversou com os donos de dois restaurantes de Ponta Grossa.

Segundo Douglas Paulitsch, sócio-proprietário do restaurante “Porto Belo”, diversos cuidados que já eram comuns, foram reforçados. A limpeza de mesas, talheres, pratos, pisos e corrimãos com álcool acontece com uma frequência maior, além é claro, dos cuidados com o preparo de alimentos. “Nós estamos seguindo os procedimentos passados pela nossa nutricionista, que tem nos orientado na manipulação dos alimentos. Nós já vinhamos realizando estas praticas, mas agora o cuidado foi redobrado”.

Com a queda do movimento, que segundo Douglas beira os 50%, um projeto de delivery de marmitas foi iniciado. Porém, na manhã desta segunda-feira (23) Douglas P. informou a redação de que, devido a gravidade da pandemia, e atendendo aos órgãos governamentais, todas as atividades do restaurantes estarão suspensas temporariamente.

Restaurantes que já trabalhavam com o sistema de delivery a mais tempo tiveram uma vantagem neste momento, como conta o proprietário da Petiscaria e Restaurante “Casa da Vó”, Roberto Pedroso. Segundo ele, a entrega de marmitas e porções está a todo vapor. “Antes, fazíamos em torno de 100 vendas por semana no delivery, agora fazemos mais de 200”.

Apesar deste aumento, as dificuldades da queda do movimento presencial já podem ser sentidas. Segundo o proprietário da empresa, dois funcionários ganharam férias e nos últimos dias eles já não atendem mais dentro do restaurante, apenas por delivery.