Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Mabel Canto comemora inclusão de gestantes sem comorbidades na vacinação contra COVID-19 no Paraná

2021-06-12 às 09:49

A Deputada Estadual Mabel Canto (PSC), protocolou na última segunda-feira (07) pedido de retomada na vacinação contra Covid-19 nas gestantes sem comorbidades. O requerimento foi encaminhado à SESA – Secretaria da Saúde. No mês de Abril, o expediente contou com o apoio de mais 15 deputados paranaenses, tais como os deputados Cristina Silvestri (CDN), Luciana Rafagnin (PT) e Goura (PDT), os quais se uniram a causa.

Vale ressaltar que Mabel Canto (PSC), anteriormente, já havia protocolado um Projeto de Lei sobre o assunto, trata-se do PL n.º 161/2021, o qual tinha como propósito, incluir todas as gestantes e puérperas na primeira fase do grupo prioritário do Programa de Vacinação contra a COVID/19.

Destaca-se ainda, que na luta pela vacinação das gestantes e puérperas, Mabel destacou que alguns Estados, como o Piauí, Ceará, Amazonas, Pará e Rondônia, já vacinavam gestantes sem comorbidades com os imunizantes da Pfizer e da Coronavac. Agora, com a inclusão deste referido grupo no Plano de Imunização Estadual, o Paraná passa a integrar os estados que têm as gestantes e puérperas como um dos grupos na prioridade da vacinação.

Mabel comemora por mais essa conquista, onde mulheres que carregam dentro de si o futuro do Brasil, serão agora vacinadas, pois nesta sexta-feira (11), as gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, com comorbidades ou não; foram incluídas no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 no Estado do Paraná.

A Deputada Estadual Mabel Canto (PSC), que lutou por essa inclusão; comemora essa vitória em suas redes sociais. “Nós sabemos que as gestantes e as puérperas sofriam muito com a doença e precisávamos que elas fossem vacinadas”, destaca.

Em sua publicação, Mabel Canto (PSC) ainda orientou as gestantes – para que levem exame de comprovação da gestação, e as puérperas – que compareçam ao local de vacinação com a certidão de nascimento de seus filhos, além é claro, de seus documentos pessoais e carteira de vacinação.

Da assessoria