Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Mãe que deu à luz intubada com covid conhece filho um mês após o parto: “Uma segunda chance”

2021-07-07 às 10:13

Para os familiares, a recuperação de Patrícia Mendes do Santos, 29 anos, de Maranguape, no Ceará, é um milagre. Ela, que contraiu covid-19 com 8 meses de gestação, foi internada apenas um dia depois dos primeiros sintomas. Intubada no dia 3 de abril, ela acabou dando à luz seu bebê, Francisco Heitor, por meio de uma cesárea de emergência no 8.

“Eu comecei a notar os sintomas em um domingo. Na segunda-feira, fui fazer o teste de covid e deu positivo. Quando cheguei em casa, fiquei mal e já fui para o hospital. Cheguei muito cansada. Colocaram aquele ‘capacete’ na minha cabeça e eu tirava… Colocaram máscara de oxigênio e eu tirava… Então, à noite, disseram que iriam me intubar, pois eu tirava todos os equipamentos para poder respirar. Meus rins e pulmões estavam parando e, então, fizeram a intubação. É só o que eu me lembro”, disse Patricia.

Foram 90 dias de internação, longos 26 dias intubada e momentos de muita angústia para os familiares. Patricia passou por uma traqueostomia, teve que fazer hemodiálise e adquiriu uma bactéria hospitalar. Enquanto a mãe ainda estava inconsciente, o bebê recebeu alta e ficou aos cuidados de Roberta Castelo, cunhada de Patricia. “Foi um pouco assustador ficar com ele, pois eu tive filhos há 15 anos. Foi um desafio, minha irmã veio toda semana ajudar… Mas eu chorava muito, ficava triste, pensava que ela iria morrer e não poderia criar seu bebê”, lembra, emocionada.

Após cerca de um mês no hospital, o pequeno recebeu alta (Foto: Arquivo pessoal)
Após cerca de um mês no hospital, o pequeno recebeu alta (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar do quadro grave, felizmente, Patricia surpreendeu a todos e conseguiu vencer a covid. “Quando acordei da sedação, um mês depois, comecei a delirar, sonhar, não lembrava de nada e de ninguém. Aos poucos, fui recuperando a memória, lembrei que tinha um filho, marido, meus pais… A enfermeira me contou que meu filho nasceu com oito meses, que ele passou quinze dias na incubadora… e aí fui relembrando das pessoas”, conta. Patricia apenas pode ver o bebê pessoalmente no dia 29 de junho. “Quando eu vi meu bebê pela primeira vez, por chamada de vídeo, eu chorei de alegria. E quando o vi pessoalmente (veja vídeo no fim da reportagem), foi uma alegria enorme saber que ele estava vivo e eu iria voltar pra minha família”, disse.

Ela, que também é mãe de Pedro, 10 anos, ainda está debilitada, porém se recuperando na casa de parentes, em Fortaleza. “O vírus é muito cruel, a recuperação é muito lenta. O caso dela era muito grave. Só nos restava orar”, disse o marido, Alberto Castelo. “Deus me deu uma segunda chance. Sensação do coração saindo do peito, uma gratidão enorme”, finalizou Patricia.

Patricia está na casa de parentes, recebendo ajuda para se recuperar e cuidar do filho (Foto: Arquivo pessoal)
Patricia está na casa de parentes, recebendo ajuda para se recuperar e cuidar do filho (Foto: Arquivo pessoal)
Patricia com o marido e os filhos (Foto: Arquivo pessoal)
Patricia com o marido e os filhos (Foto: Arquivo pessoal)

Assista, abaixo, ao vídeo de Patricia recebendo alta e vendo seu bebê pela primeira vez após a internação (se não conseguir visualizar, clique aqui):

da Revista Crescer