Mais dois casos positivos para Covid-19 relacionados ao hotel The Hamanako, onde estão hospedados atletas do judô do Time Brasil, foram reportados à Prefeitura de Hamamatsu, nesta quinta-feira. Agora são 11 positivos sendo dois deles de familiares de funcionários do hotel. Dos 9 casos anteriores, um era relacionado a familiar.
O local é considerado um cluster de Covid-19— quando há uma concentração de infecções na mesma área ao mesmo tempo.
Parte da seleção de judô do Brasil está hospedada no hotel e, segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que se reuniu nesta quinta-feira com representantes da Prefeitura, a programação inicial será mantida. O grupo só seguirá para a Vila Olímpica no dia 22, véspera da Abertura dos Jogos, mesmo com a oferta de mudança de local feita por Hamamatsu.
O COB afirma que a delegação está segura neste hotel. Os atletas chegaram ao local após a identificação dos sete primeiros casos. Os funcionários foram isolados. Os judocas usam apenas dois andares do prédio e têm elevador exclusivo.
Mesmo assim, o grupo brasileiro restringiu o contato com funcionários e todos usam máscara N95 para entrar e sair do prédio.