Domingo, 05 de Janeiro de 2025

Prefeitura de PG realiza coleta de preventivo em mulheres entre 25 e 64 anos

A primeira atividade acontecerá no próximo sábado (24) e deve seguir até o final do ano. O agendamento será feito pelo site da Prefeitura
2021-07-17 às 14:22

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Departamento de Atenção Primária, realizará  algumas ações focadas na saúde da mulher. A primeira acontecerá no próximo sábado (24) e terá como foco a execução de exames preventivos (Papanicolau) em mulheres entre 25 e 64 anos. A intenção é atingir o público que realizou o último exame há mais de um ano e as mulheres que não conseguem procurar o serviço de saúde durante a semana.

As mulheres devem fazer o agendamento no site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br). O cadastro abre no dia  21 de julho, às 8h, e fecha no dia 23 de julho, às 12h. As vagas são limitadas. “Estamos retomando as atividades relacionadas à saúde da mulher, pois estas ações estavam suprimidas devido a pandemia da Covid-19. Nossa intenção é realizar cerca de 400 exames preventivos por ação. O agendamento será direcionado para as mulheres que coletaram o exame a mais de um ano “, explica a enfermeira da linha de cuidado materno infantil, Manon Callaça.

Para as mulheres que realizarem o agendamento e comparecem nos locais, a FMS disponibilizará testes rápidos (HIV, Hepatite e Sífilis). A intenção é realizar  as ações pelo menos um sábado por mês até o mês de dezembro. “Estamos realizando o planejamento das ações até o final do ano. Vamos ter um sábado por mês com mutirão, e pretendemos intensificar as ações em outubro, onde faremos o chamamento das mulheres durante todos os finais de semana”, destaca a enfermeira. Até o final de 2021, a FMS pretende coletar cerca de quatro mil exames preventivos.

A atividade acontecerá em seis locais distintos, escolhidos de maneira estratégica para que todas tenham acesso, das 8h às 17h. Serão em  cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS): Egon Roskamp, na Santa Paula, Cyro de Lima, em Oficinas, Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas, Rômulo Pazinato, na Nova Rússia e na Sady Silveira, em Olarias. Além das UBS, o Centro Municipal da Mulher (CMM) também realizará os exames. “Se alguma mulher não souber agendar ou não tiver acesso a internet, elas poderão procurar a  UBS mais próxima da sua residência e conversar com a equipe do local. As equipes estarão cientes da ação e farão o cadastro para a usuária”, esclarece Manon.

Outras ações

Dentro das ações relacionadas à saúde da mulher, a FMS também realizará a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) de cobre. Para as mulheres que  tiverem interesse, basta  ir até a UBS mais próxima  da sua residência.

“A mulher que procurar o serviço de saúde será agendada para uma consulta na qual será realizada a anamnese, exame físico e orientação sobre  o método contraceptivo, para saber se ela se encaixa nos critérios de inserção do DIU. Se a paciente tiver elegibilidade, será feito um pré cadastro e a mesma será agendada para inserção”, diz Manon.

Serviços ofertados para as mulheres nas UBS

As UBS de Ponta Grossa contam com vários serviços voltados à saúde da mulher, entre eles  estão o planejamento familiar que trata de uma programação para a  mulher que pretende engravidar e quando deve acontecer e também para prevenir uma gravidez  não planejada. Também é realizada a coleta de preventivo, solicitação de mamografia, realização de pré-natal, avaliação ginecológica, oferta de testes  rápidos, consulta médica e de enfermagem, entre outros serviços disponíveis para a população  geral.

da assessoria