Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

12 de Julho, Dia Nacional do Produtor de Leite: Campos Gerais é destaque no setor

2021-07-12 às 15:40
Gado leiteiro. Carambeí,12/09/2019 Foto:Jaelson Lucas / AEN

Nesta segunda-feira, 12 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Produtor de Leite. O estado do Paraná é o segundo maior produtor do Brasil, perdendo apenas para Minas Gerais. Nos Campos Gerais, Castro é destaque no setor. De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em em 2019, o Paraná passou de terceiro para segundo maior produtor de leite do Brasil – foram 4,4 bilhões de litros produzidos em 2018. O líder nacional é Minas Gerais, que cresceu 1% e produziu 8,9 bilhões de litros em 2018 e, em terceiro lugar, está o Rio Grande do Sul, com 4,2 bilhões de litros de leite produzidos no último ano.

Castro, nos Campos Gerais, liderou a produção brasileira com 292 milhões de litros. Em segundo lugar estava o município de Patos de Minas (MG), que produziu 193 milhões de litros. No Paraná, outro destaque é Carambeí, com 180 milhões de litros, que ocupa a terceira posição no ranking nacional.

PRODUTIVIDADE – Em 2018, o Paraná cresceu 3%. Carambeí e Castro, por exemplo, produzem quatro vezes mais do que a média brasileira, que é de dois mil litros ao ano por animal – os dois municípios paranaenses produzem, respectivamente, 9 mil litros e 8, 3 mil litros por vaca ao ano.

A produção se concentra nas cooperativas, principalmente de origem holandesa. “Este setor vem crescendo ano a ano, se modernizando, tanto em equipamentos como no manejo, com o aumento do plantel em confinamento, gerando empregos e alavancando a economia da região”, diz o técnico do Deral no Núcleo Regional de Ponta Grossa, Luiz Alberto Vantroba.

com AEN