Pronta para receber as primeiras mudas, a terceira estufa da atual fase do projeto de irrigação e cultivo protegido que oferece apoio a pequenos agricultores do município, recebeu hoje (16) a visita do prefeito de Castro Alvaro Telles, e do deputado estadual Moacyr Fadel. A estrutura fica na comunidade de Três Pinheiros, onde irá atender a duas famílias, a do pai: José Carlos Alexandre e de seu filho.
Após receberem da Prefeitura a estufa, de 350 metros quadrados, e com sistema de irrigação completo instalado, os produtores fizeram a preparação e adubação da terra. Ambos aguardam a chegada das mudas de tomate e em breve devem fazer o plantio da primeira safra. “Quero agradecer primeiramente a Deus, ao nosso deputado e ao nosso prefeito, por essa estufa que foi doada. Agradecer e com bastante força e saúde, trabalharmos para produzir e para futuramente, termos outra estufa como esta, aqui”, destacou o produtor José Carlos, durante a visita.
Moacyr Fadel lembrou que esta é a 17ª estufa viabilizada através do projeto, que começou no ano de 2017, durante sua gestão como prefeito do município. “Nós começamos em 2017, e agora o secretário Beto e nosso prefeito Alvaro, estão dando continuidade a esse belo projeto de benefício aos pequenos produtores. Só tenho que agradecer ao Alvaro, que deu oportunidade a isso, ao Beto, secretário, e ao nosso produtor, José Carlos, que vai fazer um belo trabalho aqui nessa comunidade”, ressaltou.
O prefeito, Alvaro Telles, parabenizou o produtor beneficiado, e ressaltou o trabalho realizado pelas famílias participantes do projeto. “Parabéns José Carlos, pela obra que você está recebendo. Nós temos certeza que você vai fazer jus a esse presente que o município está dando, com grande produtividade e melhorando, consequentemente, a qualidade de vida da tua família. Parabéns ao secretário Beto e ao deputado Moacyr. Eu tenho certeza que continuaremos com esse projeto, que é muito bonito”, afirmou.
Projeto
Além das estufas que já foram entregues por meio do projeto, iniciado em 2017, há sete novas, que fazem parte desta etapa, iniciada no ano passado. Duas já estão em funcionamento, as das comunidades de Campina do Elias e São Sebastiao; a de Três Pinheiros deve começar a ser usada em breve, e outras quatro estão sendo montadas pelo município, nas comunidades de Passo dos Bois, Água Branca, Imbuial e Invernada. Após entrega das que estão em fase de montagem, outras cinco comunidades serão selecionadas para receber estufas, cuja instalação deve começar ainda este ano.
Conforme explica Marcelo Basso Lacerda, engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e responsável pela parte técnica do projeto, para participar, como família ou comunidade beneficiada, é necessário atender a alguns critérios. Os principais deles é que o produtor se enquadre como agricultor familiar, participe de uma associação de pequenos produtores há pelo menos um ano, e esteja fornecendo produtos de hortifruti para a merenda escolar do município.
da assessoria