Sábado, 13 de Julho de 2024

Apesar de postagem de selfie de Bolsonaro a caminho de evento, Agrishow cancela abertura

2023-04-30 às 14:18
Reprodução/Redes sociais

Mesmo depois da confirmação do cancelamento da cerimônia de abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), que ocorreria na manhã de segunda (1º), o ex-ministro de Turismo, Gilson Machado, postou uma selfie do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a caminho da Agrishow. A feira agropecuária começa nesta segunda (1º).

Perfis bolsonaristas começaram a ventilar a eventual ida do ex-presidente ao evento durante esta semana e, em vídeo, o deputado Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente, chegou a convocar a população ribeiro-pretana a recepcionar Bolsonaro com uma motociata, prevista para a tarde deste domingo (30). O ex-presidente esteve na Agrishow em 2019 e 2022, quando chegou ao evento montado num cavalo.

Segundo a Folha de S. Paulo, a Agrishow decidiu cancelar a cerimônia de abertura depois do imbróglio iniciado ao longo da semana, tendo em vista que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, teria se sentido “desconvidado” quando a organização do evento sugeriu que ele alterasse sua agenda diante da presença de Bolsonaro. O cancelamento foi confirmado na noite de sábado (29).

Desde terça (25), se instaurou uma crise a principal feira de tecnologia agrícola da América Latina, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois de uma conversa entre o presidente do evento, Francisco Matturro, e Fávaro. Foi sugerido ao ministro que participasse do evento na terça (2), quando ocorre uma reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em vez da abertura oficial, que ocorreria às 11h desta segunda (1º).

Com o “desconvite”, o governo chegou a ameaçar cancelar o patrocínio do Banco do Brasil ao evento, que ocorre há 29 anos em Ribeirão Preto e é a principal do setor no país.

O evento aguarda 190 mil visitantes e espera superar a movimentação de negócios registradas em 2022, que foi de R$ 11,243 bilhões.

Com informações do UOL e Folha