Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Artigo D’P Agro: A produção leiteira Brasil afora, por Maryon Strack Dalle Carbonare

2021-11-17 às 11:07
Conteúdo exclusivo publicado na Revista D’Ponta #287 Outubro/2021

Castro e Carambeí se destacam como as cidades que mais produzem leite no país, garantindo ao Paraná a classificação como segundo maior produtor brasileiro

 

Como todos devem saber, o leite é um alimento que está na mesa de todos os brasileiros, diariamente. Trata-se de  uma das melhores fontes naturais e saudáveis de nutrientes essenciais, trazendo diversos benefícios à saúde humana. Para a sociedade em geral, é importante que esse alimento seja produzido com respeito aos animais, ao ambiente e às pessoas envolvidas.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná se destaca como o segundo maior produtor de leite do Brasil – foram 4,6 bilhões de litros produzidos em 2020. Minas Gerais se mantém como líder nacional na produção, com 9,7 bilhões de litros em 2020. Em terceiro lugar, o Rio Grande do Sul se classifica com 4,3 bilhões de litros de leite produzidos no último ano.


CIDADES PRODUTORAS

Em 2017, foi sancionada a Lei Federal nº 13.584/2017, que conferiu à cidade de Castro a titularidade de Capital Nacional do Leite. Um reconhecimento a produtores, técnicos e cooperativas por um trabalho desenvolvido com dedicação e  comprometimento. Para fazer jus ao título de destaque em nível nacional, Castro se sobressai como a cidade que mais produz leite do país, com 364 milhões de litros de leite produzidos em 2020.

O ano de 2020 também foi muito importante para mais uma cidade da região dos Campos Gerais: Carambeí assume a segunda colocação entre as  cidades maiores produtoras de leite do Brasil, com 225 milhões de litros de leite produzidos. A terceira colocação ficou para Patos de Minas (MG), com 195 milhões de litros. Em nossa região, temos ainda a cidade de Arapoti (PR), ocupando a 12ª posição no ranking Brasil, com 100 milhões de litros de leite produzidos em 2020.

MAIORES FAZENDAS

Além das cidades maiores produtoras de leite, a região dos Campos Gerais ainda recebe destaque entre as maiores fazendas produtoras de leite do país. De acordo com  levantamento realizado anualmente pelo MilkPoint, temos três propriedades entre as dez maiores do Brasil, neste ano de 2021: Segundo lugar com a Fazenda Melkstad, sexto lugar com a Agropecuária Régia e o oitavo lugar com a Chácara Tina.

 

PRODUTIVIDADE POR VACA

Como vimos, temos destaque para volume de produção de leite, mas a nossa produtividade vaca/dia também é superior à média nacional. Segundo  Relatório Anual (2020), da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), as vacas que fazem parte do controle leiteiro da entidade produzem em média 32,7 kg de leite/dia, enquanto a média de produtividade nacional das vacas, de acordo com o IBGE,  está em 6,6 kg de leite/dia.

 

BOM DESEMPENHO

Muitos fatores favorecem esse bom desempenho da região dos Campos Gerais: o trabalho intenso das cooperativas, a adoção de programas de assistência técnica, investimentos em tecnologia, genética, ambiência e alimentação desses animais. Isso tudo faz com que se atinja elevados índices de produção e qualidade do leite, determinando uma maior eficiência e lucratividade dentro da propriedade rural.