Comandado por Aloizio Mercadante, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou um contrato inédito com o MapBiomas, rede que monitora o desmatamento em todo o Brasil, para detectar, notificar e bloquear imediatamente o financiamento feito pela instituição a ruralistas flagrados desmatando áreas ilegais ou além do permitido.
Na parceria, o MapBiomas, que monitora via satélite o território brasileiro, emite um alerta ao constatar a área irregular de desmatamento e envia para o BNDES, responsável por avalizar os recursos para os agentes financeiros que liberam o crédito rural.
Caso seja detectada a irregularidade, o BNDES informa a instituição para bloqueio imediato do financiamento.
“A gente cruza essas informações também com a base de dados de autorizações de desmatamento que tem no Ibama. Então, através desse cruzamento, a gente sabe se teve ou não autorização e também a gente avalia se ele está sob alguma área protegida. A gente produz um laudo que identifica uma imagem antes e depois do desmatamento e faz todos os cruzamentos para a gente saber em que propriedade que houve o desmatamento, se está em área protegida”, explicou Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas, ao Jornal Nacional.