Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Bruno Costa é confirmado como novo secretário de Agricultura de Ponta Grossa

2021-04-06 às 13:31

A prefeita Elizabeth Schmidt confirmou nesta segunda-feira (5) o empresário Bruno Costa como seu secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Costa, que ocupou o posto em 2019 e 2020, estava interinamente no cargo, com o afastamento do ex-secretário Osmar Hilgemberg Júnior, vitimado pela Covid em fevereiro passado.

Natural de Ponta Grossa, tem 36 anos, é empresário, formado em Administração com ênfase em negócios internacionais pela Faculdade União. Fez MBA em Gestão Comercial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e MBA em Agronegócios pela USP/Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Foi presidente do Núcleo Campos Gerais do Cavalo Quarto de Milha (NCGQM) e diretor de Abastecimento da SMAPA, em que comandou os programas Feira Verde e Mercado da Família.

Entre 2019 e 2020 foi nomeado pela primeira vez como secretário da Pasta. Nesse período, liderou discussões para estimular a criação de cooperativas e associações de produtores rurais e acordos de cooperação técnica.

Também iniciou o projeto de reestruturação da compra de produtos hortifrutigranjeiros através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), hoje uma realidade na gestão 2021, que neste ano, aproximadamente triplicou a compra de alimentos para 86 famílias e 254 produtores rurais de Ponta Grossa e todos os distritos, através da demanda organizada da produção por sazonalidade.

Costa também se engajou na criação de programas como o ‘Pneu velho ainda roda’, trocando pneus por alimento e o programa Passe Verde, que realiza a troca de pneus e recicláveis por vale transporte no Programa Feira Verde, auxiliando ao combate à dengue. A medida colocou a cidade em antepenúltimo lugar com os menores casos no Paraná e sem nenhuma morte no último ano epidemiológico.

Na pandemia em 2020, em parceria com uma startup criou a Feira Delivery, onde através da internet a população pode fazer pedidos de produtos hortifrutigranjeiros dos produtores, sem sair da comodidade de suas casas, bem como a Feira do Peixe Digital, na Semana Santa, sendo realizada a 2ª edição também em 2021, no formato digital.

da Assessoria