Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Castrolanda completa 71 anos de história e conquistas

2022-12-01 às 08:50

A Castrolanda completa, nesta quarta-feira (30), 71 anos de fundação. A data registra a chegada dos primeiros grupos de imigrantes holandeses que vieram ao Brasil e deram início ao desenvolvimento da cooperativa em terras paranaenses, mais precisamente em Castro, na região dos Campos Gerais, no Paraná. A história da cooperativa mostra a coragem e a dedicação dos pioneiros holandeses e tem fundamentado o trabalho nos pilares da fé, educação e cooperação –  princípios que compõem o tripé da imigração.

Em mais de sete décadas de atuação, a parceria entre clientes, colaboradores, cooperados e comunidade tem gerado importantes resultados ao longo dos anos, que colocam a cooperativa entre as principais companhias do Brasil. Em 2022, os números são bastante satisfatórios, o acumulado anual até o mês de novembro traz um faturamento líquido de mais de R$ 5.9 bilhões, valor 16% superior ao total de 2021.

Além disso, a Cooperativa Castrolanda figura por mais um ano entre as maiores companhias do país, de acordo com o levantamento ‘Valor 1000’, do jornal Valor Econômico. A 22ª edição do ranking foi divulgada em setembro deste ano, e colocou a cooperativa na 180ª posição – subindo seis lugares em relação ao ano anterior. Em ranking divulgado pela ‘Revista Amanhã’ com as 500 maiores empresas da região Sul, a Cooperativa ocupa a 44ª posição, na ‘Exame Maiores e Melhores’ ocupa a 5ª posição no Paraná, além de estar entre as 100 maiores empresas do agronegócio no Brasil, divulgado pela ‘Forbes’. No anuário da ‘Época Negócios 360’ de 2022, a Cooperativa está na 244ª posição no ranking geral, com destaque para a categoria de Visão de Futuro, onde ocupa a 7ª posição no setor de Alimentos e Bebidas.

“O crescimento é reflexo de uma atuação fundamentada em valores, que permite que colaboradores, cooperados e todos os envolvidos na cadeia produtiva tenham suas demandas levadas à sério, garantido o direito de pautar decisões coletivas. O resultado deste processo é o crescimento econômico da Castrolanda andando de mãos dadas com o desenvolvimento da comunidade, em uma relação em que todos ganham”, ressalta o presidente Willem Berend Bouwman.

Atualmente a cooperativa conta com mais de 1100 cooperados ativos. São eles os principais responsáveis pela produção, concentrada em sete áreas: grãos, suínos, batata, rações, sementes, ovinos e leite. Toda essa operação conta com o suporte de cerca de 3,8 mil colaboradores, distribuídos em unidades da Castrolanda instaladas no Paraná e em São Paulo.

“Nesses 71 anos de história, com objetivos bem definidos, aliado ao empenho de nossos associados, colaboradores e comunidade, a Castrolanda segue dia após dia em um caminho de sustentabilidade e estabilidade dos negócios”, completa Willem.

da comunicação Castrolanda