Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Castrolanda e UPL Brasil premiam vencedores da 12ª edição do “Meu Pé de Batata”

2023-04-12 às 09:58

O concurso Meu Pé de Batata, realizado pela Castrolanda com apoio da UPL Brasil, chegou a sua 12ª edição. Na noite de quarta-feira, dia 05 de abril, em confraternização realizada na Associação Cultural e Esportiva de Castro- ACEC, foram anunciadas as colocações de todos os participantes e os vinte melhores levaram para casa prêmios como tv 43”, celular e adega climatizada.

O gerente executivo da área de Negócios Batata da Castrolanda, Cassiano Carrano, comenta que essa edição registrou um recorde. “Foram retirados 193 vasos e avaliados 152. Ficamos felizes com esse número expressivo de participantes. É uma competição saudável que envolve os produtores cooperados, funcionários das propriedades e os colaboradores da cooperativa, e esse envolvimento de todos fortalece a cadeia de batata da Castrolanda”, menciona o gerente.

O vaso, a semente e o substrato foram entregues aos interessados pela unidade de Batata Semente em setembro de 2022. Após o cultivo do pé por seis meses, os participantes devolveram o vaso para a organização, em 24 de março deste ano, para a pesagem do conteúdo. O melhor resultado é do vaso que apresenta a maior produtividade em quilos por hectare.

Hermann Albert Rabbers foi o grande vencedor da noite. O competidor produziu cerca de 213 mil quilos por hectare e ficou em sexto lugar no ranking geral do concurso. Hermann conta que participou de oito edições, mas é a primeira vez que conquista lugar no pódio.  “É preciso cuidar bem dela, tratar com carinho e assim que vai”, menciona sobre como conduz os cuidados com a semente.

O presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman, destaca que a cadeia da batata é de extrema importância para a cooperativa, pois o ciclo é contemplado por inteiro, desde a produção da semente, batata consumo, até a indústria de batata frita, gerando renda e empregos. Sobre o evento, Bouwman expressa sua satisfação em ver o crescimento e envolvimento de mais pessoas com o passar dos anos. “Esta é uma oportunidade para que todas as pessoas conheçam melhor a cultura da batata e talvez se tornem futuros bataticultores”, diz o presidente.

Top 5 – Meu Pé de Batata – 12ª Edição

Campeão: Hermann Strijker

Vice-campeão: Jean Leonard Bouwman

Terceiro colocado: José Amilton

Quarto colocado: João Antônio

Quinto colocado: Janaina de Jesus Machado

da Comunicação Castrolanda