Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Juízes canadenses avaliam mais de 500 animais das raças holandesa e jersey no Agroleite 2022

2022-08-23 às 09:28
Foto: Divulgação

Os juízes canadenses Carl Phoenix e Stephen Borland estrearam na pista do Agroleite na edição 2022. Profissionais renomados e que já estiveram nas maiores exposições do mundo, eles foram os responsáveis por avaliar os 500 animais das raças holandesa e jersey inscritos no evento.

Os dois são unânimes quanto a qualidade dos animais jovens e adultos que julgaram na Capital Nacional do Leite. “Os animais daqui não ficam devendo em nada para os animais das exposições que já julguei anteriormente. Quando alinhei para o grande campeonato adulto, todos os úberes maravilhosos. As novilhas, cabeceiras em suas categorias, podem competir com o gado jovem em qualquer lugar do mundo”, relata Carl Phoenix sobre a raça holandesa.

Stephen Borland, responsável pela avaliação da raça jersey, ficou impressionado com o nível que encontrou no Agroleite. “Não tem nem o que dizer, elas estão no mesmo nível dos melhores animais do mundo. Um animal ou outro, entre as campeãs, está melhor ou igual aos animais do nível mais alto que já vi em outros países”, expõe.

Outro ponto que os encantou foi a vibração e o envolvimento das famílias dos expositores de animais. Phoenix descreve como contagiante a celebração calorosa que ocorre aqui quando a vaca é premiada, com a invasão da pista pela família dos expositores e apresentadores, algo que não se vê nos Estados Unidos e Canadá. Borland acrescenta que nos eventos em outros países a celebração máxima é levantar o braço, enquanto que aqui, além de toda a vibração, percebe e sente que as pessoas ao redor da arena estão prestando atenção no que está acontecendo, participando daquele momento. “Me agradou muito ver os mais jovens, não só adolescentes, mas até mesmo os mais novos envolvidos nos negócios dos pais, dos avós, na agropecuária como um todo”, diz Stephen Borland.

O julgamento dos animais iniciou na quarta-feira, dia 17, segundo dia do evento, e encerrou na noite de sábado, dia 20. Os dois juízes atuaram juntos na escolha da Vaca do Futuro e campeã Suprema das Raças, respectivamente o melhor animal jovem e melhor animal adulto da competição.  A tradução dos julgamentos da raça holandesa em suas duas variedades foi realizada por Cláudio Aragon e da raça jersey por Fábio Fogaça.

Apoiadores e patrocinadores- O Agroleite 2022 teve o apoio institucional da Prefeitura de Castro e das Associações das Raças Holandesa e Jersey. O evento foi patrocinado na cota Diamante pela Nutron, MSD Saúde Animal, Piracanjuba, Sicredi e Timber. Na cota Ouro recebeu a chancela da Nutrição Castrolanda, Coonagro-Dascoop, Select Sires, Calpar, Irrigabrasil, Phibro, Elanco, Ilumisol, Inpasa, JA Saúde Animal, Menarim Agro, Pioneer, Provita Supplements, Sicoob Sul, Tetra Pak, Timac Agro, Vence Tudo e Vetoquinol. Já na cota prata,  contou com a assinatura da AgroBrisa, BindGalvão, BONÖ Fotovoltaico, Ceva, Cogent Brasil, Forseed Sementes, GEA, Helpen Castrolanda, Inata, Koe Bio Embryo, Mosaic Fertilizantes, MXF Motors, Nova Frota, Nuseed, Paranatrator, Prado Saúde Animal, Sani Química, Sementes Castrolanda, Sicoob Crediceripa, UCBVet Saúde Animal e ZIEHL-ABEGG.

da assessoria