Ministério da Agricultura apoia produtores rurais atingidos pelas chuvas | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Ministério da Agricultura apoia produtores rurais atingidos pelas chuvas

2023-11-22 às 17:03
Foto: Divulgação

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu representantes das bancadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Bahia da Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (21) para discutir as ações de apoio emergencial aos produtores rurais afetados pelas adversidades climáticas que impactaram as safras deste ano, tanto com estiagens, como com inundações.

“Não deixaremos os nossos produtores brasileiros inadimplentes por questões climáticas”, destacou o ministro durante a reunião. De acordo com ele, além do manual de crédito rural do Banco do Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vai, automaticamente, pedir a prorrogação das dívidas e, depois deste momento mais crítico, buscar uma repactuação para que os produtores mais impactados possam voltar a produzir com tranquilidade.

Como exemplo, Fávaro lembrou que os financiamentos do trigo junto ao Banco do Brasil, que venciam em 30 de outubro, foram prorrogados por dois anos automaticamente.

“Sabemos que depois disso ainda tem a safra de verão com problemas de inundações que estão destruindo as lavouras, problemas nas estradas que, certamente tem corredeiras, então vamos trabalhar juntos”, completou.

Para isso, o ministro propôs às bancadas a criação de uma força-tarefa para que os municípios que se encontram em estado declarado de emergência possam se cadastrar no programa do Mapa de recuperação de estradas vicinais.

“O Mapa já tem esse programa, que foi concebido justamente para dar celeridade às obras de recuperação das estradas vicinais que são tão importantes para o transporte de pessoas e da produção nas áreas rurais, mas agora, de forma emergencial, especialmente para os estados da região Sul do país, vamos dar esta atenção especial”, detalhou Fávaro.

Isso porque os efeitos das adversidades climáticas, que na região Sul, tem provocado, neste semestre, graves alagamentos e inundações, estão deixando localidades isoladas, dificultando, não apenas o transporte de alimentos, mas dos insumos mais básicos para os moradores dos municípios afetados.

Assim, a proposta é que os representantes das bancadas federais possam auxiliar as prefeituras a cadastrarem os projetos de forma emergencial para que as obras possam ser iniciadas ainda neste ano.

da assessoria