há 2 horas
Assessoria
Em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (17), em Maceió, os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e dos Transportes, Renan Filho, entregaram 30 máquinas agrícolas a 26 municípios alagoanos por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq). Com investimento de R$ 13 milhões oriundos de emendas parlamentares, os equipamentos visam modernizar a infraestrutura produtiva do campo, aumentar a eficiência e contribuir para o desenvolvimento regional, reduzindo desigualdades.
Raul Amaducci, coordenador-geral de Apoio às Superintendências do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), destacou a importância da entrega: "Estar em Alagoas junto com o ministro Fávaro e com o ministro Renan fazendo essa entrega é uma oportunidade real de ver nossas superintendências realizando um belo trabalho por todo Brasil. Quem ganha com isso é o agro brasileiro." Ele coordena a interlocução entre a sede do MAPA e as 27 Superintendências Federais de Agricultura espalhadas pelo país.Na ocasião, o ministro Carlos Fávaro ressaltou que o Promaq foi retomado com força na atual gestão, citando que já há ata para entrega de 20 mil equipamentos no país e que o programa garante eficiência e respeito ao dinheiro público com descontos significativos na compra dos maquinários.
Novas entregas a Alagoas estão previstas para dezembro, beneficiando mais 25 municípios.
O ministro Renan Filho destacou o impacto social das máquinas, que ajudam a melhorar produtividade, estradas e até o acesso a serviços essenciais como saúde e educação na zona rural. Ele também mencionou a inauguração da sede da Embrapa Alimentos e Territórios em Maceió, prevista para dezembro, que impulsionará a pesquisa agroalimentar no Nordeste, focada em sustentabilidade e inovação.Os municípios beneficiados nesta etapa incluem Delmiro Gouveia, Cajueiro, Arapiraca, Maragogi, entre outros. Até o final do ano, Alagoas deve receber 52 máquinas no total. O Promaq fortalece a agricultura familiar e promove um campo mais sustentável e produtivo no estado.