‘Nova Efapi’, a 1ª Transforma Agro Paraná acontece no mês de setembro em PG; conheça as atrações | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

‘Nova Efapi’, a 1ª Transforma Agro Paraná acontece no mês de setembro em PG; conheça as atrações

2023-07-07 às 16:17

A 1ª edição da feira Transforma Agro Paraná acontecerá entre os dias 19 a 24 de setembro, em Ponta Grossa. O evento substitui a antiga Efapi (Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa) e passará a ter foco exclusivo no agronegócio, com ciclos de palestras, workshops e atividades para toda a população. As informações são do secretário de Agricultura do Município, Bruno Costa, durante live promovida pelo Sindicato Rural de Ponta Grossa nesta quinta-feira (6).

Durante o bate-papo mediado pelo presidente do Sindicato, Gustavo Ribas, o secretário explica que após conversas com diversas instituições da cidade, a Prefeitura entendeu a necessidade de ter um evento que realmente representasse o ‘agro’ da região e a transformação pela qual o setor vem passando. Entretanto, uma preocupação do evento é de não excluir a população em geral. “Precisamos incorporar a população de Ponta Grossa e dos Campos Gerais ao meio rural, para saber o que está acontecendo, mostrar para as crianças, principalmente, de onde vem o leite, a origem da carne com a cultura de corte, as novas tecnologias transformadoras que hoje estão nos rodeando. Sabemos que Ponta Grossa é muito forte na indústria, no comércio e no serviço, mas o ‘agro’ movimenta praticamente toda essa cadeia, a gente quer sim incorporar todos eles”, reflete.

Atrações da feira

Segundo Bruno Costa, a 1ª Transforma Agro Paraná acontecerá no Centro de Eventos e Centro Agropecuário. Conforme anunciado em maio, o evento não contará com shows nacionais como acontecia na Efapi.

A programação completa vai acontecer na próxima semana, porém o secretário adiantou algumas das novidades da feira. Entre elas está o pavilhão ‘Arena Transforma Agro’, onde haverá vários ciclos de palestras e workshops, com o objetivo de proporcionar uma discussão abrangentesobre o tema. “Pretendemos que essa discussão vá no raio das cooperativas, da própria FAEB, Sindicato, das sociedades rurais e dos produtores, de forma técnica. A ideia é trazer esses assuntos para dentro da Arena e através disso essa discussão seja feita para buscar soluções”, explica.

Também haverá o Pavilhão da Indústria e Comércio, com vários tipos de empresas do segmento, de Ponta Grossa e região; também o Pavilhão do Turismo, junto com os municípios da AMCG e empresas deste segmento, além de máquinas e implementos agrícolas, os mais modernos, trazendo soluções para o ‘agro’, com drones e novas tecnologias, por exemplo.

Bruno Costa também adianta que haverá um espaço adequado para a oferta de maquinários agrícolas, exposição da pecuária, provas equestres com diversas raças de cavalos, exposição do comércio em geral, standes de faculdades e universidades. Também haverá um espaço para o setor de transporte, para as microcervejarias, além de atrações culturais e parque de diversão voltados para a população. “É uma feira para todas as idades, vai ser gratuita a entrada e queremos que a população vá prestigiar esse evento”, diz o secretário. “A gente não deixou nada de lado do que tinha na Efapi e na Feira Paraná, tudo o que foi bom vai ter no Transforma Agro, e a gente quer logicamente melhorar, trazer mais ações”, completa.

Agentes da transformação

O secretário declara que, para a 1ª Transforma Agro Paraná ter sucesso, é importante que cada um que estiver lá,  “desde o pequeno comerciante até o grande produtor, sejam agentes de transformação desse novo momento, que façam o seu melhor e possam através disso sair com um aprendizado de lá”. Ele ainda completa. “Queremos que as pessoas vão lá, se divirtam, vejam máquinas, equipamentos, mas a gente quer trazer a parte de conhecimento técnico. Fazer com que os alunos, estudantes do ensino básico, de faculdade, que às vezes estão um pouco confusos no que querem fazer, que saiam de lá com novas ideias e frentes de trabalho, para que o networking possa ser maior e que possamos fortalecer não só Ponta Grossa mas toda a nossa região dos Campos Gerais”, diz Bruno Costa.

“Diversos prefeitos dos Campos Gerais já sinalizaram que vão estar presentes no evento. Vamos trabalhar muito forte a questão do turismo também, poder criar esse intercâmbio de turismo e fortalecer a região”, conclui.

Serviço

1ª Transforma Agro Paraná
Data: 19 a 24 de setembro (de terça a domingo)
Centro de Eventos de Ponta Grossa

Confira a live na íntegra: