Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Palmeira declara situação de emergência em razão da estiagem

2020-05-07 às 10:54

Foi publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (7) o decreto nº 13.629, de 06 de maio de 2020, o qual declara situação de emergência municipal em razão da estiagem que assola o território de Palmeira e a região dos Campos Gerais. A ação autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias ao enfrentamento ao motivo que originou o decreto enquanto perdurar a situação de emergência.

O prefeito Edir Havrechaki falou sobre os problemas ocasionados pela estiagem, os quais estão causando diversos prejuízos aos munícipes. “Além da interrupção no fornecimento de água pela Sanepar em todo o perímetro urbano com a implantação de rodízio no abastecimento, também registramos que algumas pequenas propriedades rurais os poços superficiais, de 7 a 15 metros, já secaram. Também tivemos queda drástica da produção de verduras, perda de 20% da produção de soja, queda drástica da produção de frutas, queda de 20% na produção de ovinos, bovinos de corte e bovinos de leite pela falta de água e redução da pastagem, queda de 60% da produção de feijão ‘safrinha’ e perda de 100% da produção de milho ‘safrinha’”, revelou.

Para que a situação de emergência fosse declarada, também foram levadas em consideração as manifestações técnicas da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, do Institucional do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, acostadas ao Procedimento Administrativo nº 5896/2020;

A previsão, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), é que a seca em Palmeira, que já dura quase um ano com chuvas bem abaixo da média histórica desde junho de 2019, deve se estender até o mês de setembro. As projeções do próprio Simepar mostram que a seca tende a se agravar, ocasionando na falta de água potável, além da já comprovada perda da produção agropecuária.

O município de Palmeira registrou nas estações de monitoramento particulares um volume acumulado de milímetros de chuvas nos 120 primeiros dias de 2020 muito menor que volume registrado para o mesmo período do ano passado.

Informações e imagens: Prefeitura de Palmeira