Sábado, 20 de Abril de 2024

Ponta Grossa pode ganhar novas hortas comunitárias nos próximos meses

2021-06-02 às 09:24

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), deve ampliar, nos próximos meses, o número de hortas comunitárias em conjuntos habitacionais do Município.

A iniciativa, de acordo com a diretora-presidente da Prolar, Marinês Viezzer, tem como objetivo ampliar a segurança alimentar das comunidades, além de oferecer alternativas para a geração de renda das famílias envolvidas. “A implantação dessas novas hortas comunitárias pode contribuir para melhorar a alimentação das famílias e gerar renda para os envolvidos. Já possuímos experiências como  a horta comunitária do Costa Rica, que tem demonstrado um grande potencial para envolver a comunidade, e acredito que podemos obter bons resultados com a expansão dessa iniciativa”, destaca Marinês.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Bruno Costa, aponta que o projeto tem como objetivo implantar duas hortas ecológicas comunitárias urbanas, beneficiando diretamente 54 famílias e indiretamente mais de 300 famílias. Para a SMAPA fica a responsabilidade da doação das mudas e a assistência técnica necessária com os engenheiros agrônomos da Prefeitura. “O projeto contempla o cumprimento da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e nutricional e assegura o direito de todos ao acesso regular e permanente de alimentos de qualidade de forma sustentável”, disse costa, ressaltando que o trabalho é voluntário com integrantes da comunidade.

da Assessoria