Terça-feira, 16 de Julho de 2024

Ponto de Vista: Fadel destaca papel do Bloco Agropecuário na ALEP

2023-05-13 às 13:27
Foto: Orlando Kissner/Alep

Com exclusividade ao Ponto de Vista, apresentado por João Barbiero na Rede T de rádios do Paraná, na manhã deste sábado (13), o deputado estadual Moacyr Elias Fadel (PSD) comentou sua liderança no Bloco Agropecuário na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O bloco objetiva propor e manter discussões entre o setor produtivo do agronegócio e o Estado, integrando as entidades como sindicatos, cooperativas e associações de produtores.

O bloco também pretende agilizar proposituras que atendam aos interesses do setor agro, um dos maiores do Brasil, além de observar demandas de infraestrutura, transporte e armazenamento.

O deputado aponta que pretende regionalizar as ações, pois reconhece que, dentro do Estado, há diferentes modalidades de produção agrícola, desde o pequeno até o latifundiário. “Com esse diagnóstico, poder trabalhar, junto ao governo do Estado, junto aos municípios, para que as coisas aconteçam”, diz.

Fadel relembra que desenvolveu, em Castro, enquanto prefeito, um projeto chamado Casa Sem Poeira, para atender às demandas de manutenção de estradas rurais, que receberam trechos com pavimentação. “Esse projeto foi um sucesso e está sendo copiado por bastante gente no Paraná. São experiências como essa que queremos levar, junto aos Sindicatos Rurais, aos secretários de Agricultura, o Porteira Adentro, várias experiências que podemos ajudar aos municípios, especialmente os pequenos produtores”, diz.

O deputado avalia que o grande produtor do agronegócio não dependa tanto da ajuda do Estado ou do Governo Federal quanto o pequeno. “Precisa, apenas, que Estado e Governo Federal apenas não o atrapalhem. Eles tendo um poder de escoamento tranquilo, que são as estradas rurais e as estradas pavimentadas para chegar ao porto, isso resolve o problema de cada um. Então, temos que cuidar daqueles que, realmente, dependem de auxílio do governo”, afirma.

Comissão

Desde fevereiro, o deputado também é membro da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Segundo o regimento interno da ALEP, compete à comissão manifestar-se sobre proposições relacionadas à agricultura, pecuária, caça, pesca, flora, fauna e solo, defesa animal e vegetal, irrigação, insumos e desenvolvimento rural.

Presidida por Anibelli Neto (MDB), a comissão é também integrada pelo vice-presidente Artagão Júnior (PSD) e pelos membros: Luciana Rafagnin (PT), Luís Corti (PSB), Marcio Pacheco (Republicanos), Moacyr Fadel (PSD) e Ricardo Arruda (PL).

Trajetória política

Natural de Castro (PR), Moacyr Elias Fadel, de 52 anos, é agrônomo e foi prefeito do município onde nasceu por quatro mandatos. Hoje, exerce o primeiro mandato como deputado estadual, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). É ex-presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O deputado iniciou sua trajetória política em 2001, quando foi eleito vereador. Entre 2001 e 2002, presidiu a Câmara Municipal. Em 2004, foi eleito prefeito de Castro, com 11.489 votos. Dois anos depois, assumiu a presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). No ano seguinte, foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), quando trabalhou em defesa das necessidades dos municípios paranaenses.

Ponto de Vista

Apresentado por João Barbiero, o programa Ponto de Vista vai ao ar semanalmente, aos sábados, das 7h às 8h, pela Rede T de Rádios do Paraná.

A Rádio T pode ser ouvida em todo o território nacional através do site ou nas regiões abaixo através das respectivas frequências FM: T Curitiba 104,9MHz;  T Maringá 93,9MHz; T Ponta Grossa  99,9MHz; T Cascavel 93,1MHz; T Foz do Iguaçu 88,1MHz; T Guarapuava 100,9MHz; T Campo Mourão 98,5MHz; T Paranavaí 99,1MHz; T Telêmaco Borba 104,7MHz; T Irati 107,9MHz; T Jacarezinho 96,5MHz; T Imbituva 95,3MHz; T Ubiratã 88,9MHz; T Andirá 97,5MHz; T Santo Antônio do Sudoeste 91.5MHz; T Wenceslau Braz 95,7MHz; T Capanema 90,1MHz; T Faxinal 107,7MHz; T Cantagalo 88,9MHz; T Mamborê 107,5MHz; T Paranacity 88,3MHz; T Brasilândia do Sul 105,3MHz; T Ibaiti 91,1MHz; T Palotina 97,7MHz; T Dois Vizinhos 89,3MHz e também na T Londrina 97,7MHz.

Confira a entrevista na íntegra: