Quinta-feira, 07 de Julho de 2022

Projeto Feijão e Milho, do IDR-Paraná, apresenta técnicas de manejo em Ponta Grossa

15/03/2022 às 12:49
Foto: IDR

Agricultores e técnicos interessados na produção de feijão e milho têm a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre essas culturas durante a 23ª Semana de Campo em Ponta Grossa, que acontecerá nos dias 16 e 17 de março, das 13h às 17h.

O evento de transferência de tecnologia é organizado pela equipe do projeto Centro Sul Feijão e Milho do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), que existe há mais de 30 anos e leva informações sobre como melhorar a produtividade e geração de renda das famílias que trabalham com estes grãos.

No local, o visitante terá informações sobre as cultivares lançadas pelo IDR, Embrapa e IAC (Instituto Agronômico de Campinas), manejo integrado de pragas, uso racional de agrotóxicos, entre outros temas de alta relevância aos interessados.

De acordo com Germano Kusdra, que é o coordenador de Grãos do IDR-Paraná, com as crises enfrentadas com a seca e escassez de fertilizantes pela guerra na Europa, é fundamental que o agricultor pense em alternativas para aproveitar melhor os recursos naturais que existem.

“A intenção do projeto é gerar um produto de qualidade, preservando o meio ambiente. E percebemos que ao implantar as ações corretas de manejo de solo, uso racional de agrotóxico, plantio direto, cultivares melhoradas, entre outros é possível amenizar o custo de produção e aumentar a produtividade”, afirma.

O Paraná é o maior produtor de feijão do Brasil, com produtividade média de 1.700 quilos por hectare. Já a produção de milho deve alcançar 2,76 milhões de toneladas na primeira safra em 2022. A previsão, no cenário atual, é que a produção supere 15 milhões de toneladas.

Os trabalhos de campo mostram que ao implantar alternativas corretas a produtividade pode ser superior a 3,5 mil kg/ha na cultura do feijão e 10 mil kg/ha na cultura do milho, mostrando um grande potencial possível de ser conquistado pelos agricultores.

FEIJÃO E MILHO – O projeto Feijão e Milho é uma parceria entre IDR-Paraná, Syngenta, Embrapa, IAC, prefeituras municipais, entre outros e trata da profissionalização de agricultores na produção de feijão e milho, pensando no aumento da produtividade com uso de boas práticas agrícolas. Atende anualmente mais de 50 municípios com unidades demonstrativas, onde desenvolve ações de transferência de tecnologia e informação, com foco na produção sustentável – unindo a qualidade da produção com a preservação do meio ambiente.

Serviço

Data: 16 e 17 de março

Horário: das 13h às 17h

Local: Polo de Pesquisa IDR-Paraná – Rod. BR 376, KM 496 – Ponta Grossa/PR

Inscrições para o evento AQUI

da AEN