Sexta-feira, 29 de Março de 2024

PTI, Huawei e Coopavel se unem para desenvolver inovação 5G no agronegócio

2021-07-04 às 11:34

O agronegócio da região Oeste do Paraná ingressa na era da tecnologia 5G. A Huawei do Brasil, o Parque Tecnológico Itaipu – PTI e a Coopavel Cooperativa Agroindustrial assinaram ontem, 1º de julho, um Protocolo de Intenções para desenvolver um dos maiores projetos de inovação aberta do Brasil no agronegócio.

O projeto vai conectar o agronegócio da região à tecnologia das redes 5G, mais eficientes, velozes e seguras na transmissão de dados. Entre as ações previstas, será instalada uma moderna antena de transmissão 5G na área do Show Rural Coopavel, que garantirá suporte tecnológico para testagem e validação de novos produtos e serviços por parte das empresas âncoras, startups e academia. Além da antena 5G, será montado um espaço de coworking para facilitar o ambiente de trabalho das empresas e profissionais envolvidos.

A estrutura permitirá o desenvolvimento de soluções disruptivas e inovadoras, com o uso da conexão de internet de alta performance, como o monitoramento e a transmissão em tempo real de imagens em alta definição sobre as plantações, para acompanhamento à distância e orientações técnicas; o funcionamento de máquinas e equipamentos, como tratores, colheitadeiras, plantadeiras, semeadoras e pulverizadores de forma mais autônoma e inteligente; informações precisas e detalhadas sobre a alimentação, o comportamento e a saúde dos animais; e dados sobre as condições do clima e do solo, dentre outras possibilidades.

Serão investidos aproximadamente R$ 6 milhões na fase inicial do projeto. Maior parte dos recursos virá da Huawei do Brasil, líder mundial em tecnologia 5G, por meio da Lei da Informática, com aportes e execução do Parque Tecnológico Itaipu, responsável pela seleção e incubação das startups, e em ações para atender demandas concretas de inovação aberta da Coopavel e sua rede de cooperados em 21 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. Em breve, o PTI publicará edital para seleção das startups. As soluções inovadoras desenvolvidas serão apresentadas já na próxima edição do Show Rural Coopavel, no próximo ano.

Participaram do ato de assinatura o Diretor-Superintendente do PTI-Brasil, General Eduardo Castanheira Garrido Alves, o Diretor de Vendas da Huawei do Brasil, Francisco Menezes, o Diretor-Presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o coordenador geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, e o diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Régis de Almeida Galvão.

Revolução no agro

“Essa parceria representa um marco para a inovação aberta no agronegócio. Estamos muito felizes em participar desse projeto que contribuirá para a transformação digital no campo. Região Oeste do Paraná possui as terras mais férteis e valorizadas do Paraná, com altos índices de produtividade. Somos a maior produtora de milho e soja e uma das regiões que mais produz frangos, suínos e leite. Com a inovação e a força do cooperativismo, vamos melhorar ainda mais a nossa produtividade e a rentabilidade”, afirma o diretor-superintendente do PTI-Brasil, General Eduardo Castanheira Garrido Alves.

“A tecnologia móvel 5G, além da navegação mais rápida, promete criar uma grande revolução no setor por meio das possibilidades de automação e geração de dados em tempo real em diversos setores da cadeia produtiva. O agronegócio é muito relevante para o país, tem potencial de gerar modelos de negócios para a Huawei, e ainda impulsionar o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, diz Francisco Menezes, diretor de Vendas da Huawei.

“Essa parceria vai dar uma nova dimensão ao agronegócio paranaense, brasileiro e da América do Sul. E o Show Rural está iniciando uma nova história. Uma história cujo alicerce é a tecnologia, que vai dar não só velocidade, como vai melhorar a escala de produção”, define o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

da assessoria