Sábado, 20 de Abril de 2024

Referência mundial no melhoramento genético da soja, Francisco Teresawa completa 82 anos

2021-09-19 às 10:45

Neste domingo (19), Francisco Terasawa, fundador da FT Sementes, empresa com sede em Ponta Grossa-PR, completa 82 anos de vida. Um dos pioneiros do melhoramento genético da soja no Brasil, Francisco já possui 57 anos de atuação em pesquisa de soja e é inspiração para diversas gerações.

Filho e neto de agricultor, Francisco estudou engenharia agronômica e foi pesquisador de órgãos ligados ao Ministério da Agricultura durante oito anos. Em 1972, fundou a FT Sementes. Com mais de meio século dedicado à genética da soja, participou da criação de mais de 250 cultivares, oportunizou o desenvolvimento às diversas regiões do Brasil, a partir da visão, expertise e paixão à evolução genética de cultivares que conseguiram superar as adversidades naturais e produzir muita soja.

Entre os destaques da carreira de Francisco está a FT Cristalina, conhecida como “Rainha do Cerrado”, cultivar que tornou viável a produção de soja no Cerrado entre a década de 1970 e 1980. Outro destaque foi a cultivar Abyara, que também foi líder de cultivo nos estados do Sul, São Paulo e Paraguai.

Além disso, em abril deste ano, Francisco foi um dos vencedores do concurso Personagem Soja Brasil na categoria Pesquisador. A premiação é conhecida como o “Oscar da Soja” e reconhece a participação e atuação de personalidades envolvidas com o crescimento e desenvolvimento da cultura da soja no Brasil.

Do Grupo D’Ponta Mídias e Consultoria, o desejo de muitas felicidades e prosperidade!