Segunda-feira, 31 de Março de 2025

UEPG prestigia grandes anúncios do agronegócio paranaense

2025-03-27 às 15:32
Foto: Aline Jasper

Boas notícias para o agronegócio em Ponta Grossa e no Paraná. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou, nessa quarta-feira (26), de dois importantes anúncios: de uma nova cultivar de feijão desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), a IPR Tapicuru; e da reforma e modernização de armazéns graneleiros da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, representou a instituição nas solenidades, acompanhando a delegação do Governo do Paraná, composta pelo vice-governador Darci Piana, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, e o Secretário de Agricultura do Paraná, Márcio Nunes. Também estiveram presentes a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, o Secretário da Fazenda do Paraná, Norberto Ortigara, o Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, além de autoridades da Conab, Ministério da Agricultura, Unops e Assembleia Legislativa do Paraná.

“O Paraná é a estrela do feijão no Brasil”, enfatizou a especialista em melhoramento genético vegetal Vania Moda Cirino, diretora de pesquisas do IDR-Paraná. O IPR-Tapicuru, cultivar que está em desenvolvimento desde 2009, tem como destaque a resistência à maioria das doenças que acometem o feijão, além de fatores que facilitam a colheita mecanizada, bom desempenho em cultivos orgânicos e alto potencial produtivo. Além disso, tem alto valor nutricional, com teor elevado de proteína, ferro e fibras, os grãos cozinham em apenas 21 minutos e resultam em caldo espesso, de cor achocolatada, com sabor marcante, textura macia e sem perda de casca.

Na unidade armazenadora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Ponta Grossa, o anúncio foi de R$ 55,4 milhões para melhorias na estocagem de alimentos. O convênio foi assinado entre a Itaipu Binacional, Conab e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops). Com os recursos, serão feitos os projetos executivos de infraestrutura de quatro unidades: Ponta Grossa, Cambé e Rolândia, no Paraná; e a unidade em Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Além do projeto, Ponta Grossa, que é a maior unidade armazenadora da Conab e está em operação desde 1979, terá a execução total das obras. A previsão de entrega é para 2027.

da assessoria