Sábado, 07 de Setembro de 2024

5 erros mais praticados na educação dos filhos, por Patricia Dijkstra

2024-07-11 às 11:47
Foto: Freepik/Reprodução

Não existe um manual de instruções quanto à isso, mas temos pilares que podem nos guiar na jornada de educar os nossos filhos.

Sabemos que ela é cheia de obstáculos, onde vamos errando e acertando, com a intenção de fazermos dos nossos filhos pessoas felizes, autônomas e competentes.

Os pais têm toda a infância e a adolescência para guiarem seus filhos, porém com os novos tempos, com o ritmo de vida acelerado, muitas coisas que são BASE para uma boa educação estão sendo deixadas de lado, tais como:

*NÃO IMPOR LIMITES: A falta de limites claros pode criar um ambiente confuso para as crianças, que podem ter dificuldade em entender o que pode e o que não pode.
Dar limites é um sinal tão grande de amor, pois demonstra cuidado, preocupação e importância. Sem limites, as crianças se sentem perdidas e inseguras.

*FALTA DE TEMPO DE QUALIDADE: A falta de tempo de qualidade entre pais e filhos é um dos erros mais prejudiciais na educação e desenvolvimento das crianças. Tempo de qualidade não é apenas estar fisicamente presente, mas estar emocionalmente disponível, interagindo com os filhos, tendo uma conexão verdadeira, com sentimento e olhos nos olhos. Crianças que não recebem tempo de qualidade dos pais podem sentir-se negligenciadas ou desvalorizadas, buscando atenção em outros lugares.

*PAI E MAE DIVERGIREM NA EDUCAÇÃO: É fundamental que pai e mãe estejam alinhados nos princípios e nas regras estabelecidas, “que falem a mesma língua” principalmente na frente dos filhos. Essa divergência pode levar à manipulação por parte das crianças, que podem tentar se aproveitar para evitar responsabilidades ou obter o que desejam.

*NÃO ENSINAREM OS VALORES DA FAMÍLIA: Pais devem ser exemplos vivos dos valores que desejam ensinar aos seus filhos. Isso inclui demonstrar amor, integridade e respeito no dia a dia. Ensinar os valores da família deve incluir também a prática da espiritualidade, mostrando às crianças a importância de manter sua fé.

*FALTA DE AUTORIDADE: Autoridade não significa autoritarismo, mas sim ser uma figura que orienta, impõe limites e proporciona segurança. É essencial que os pais mantenham uma postura firme e justa, ganhando o respeito e obediência dos seus filhos através de uma educação firme, porém gentil.

Educar é um processo contínuo de aprendizagem, enquanto os pais ensinam, também aprendem!

Patricia Dijkstra é educadora parental. Acesse o Instagram: @maenacausa