Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025

Artigo: ‘Lula lidera’, por Oliveiros Marques

2025-02-03 às 10:20

Hoje foi divulgada a mais nova pesquisa Genial/Quaest para a Presidência da República. É claro que ainda faltam muitos meses para as eleições, que uma pesquisa é apenas a “fotografia do momento” e que muita água ainda vai passar por debaixo da ponte. Mas, mesmo com essas ponderações, já é possível fazer algumas leituras e projeções.

A primeira observação, e a mais óbvia à luz desses números, é que não há, no campo da esquerda ou da centro-esquerda, candidato ou candidata mais forte que o próprio Lula. Isso se deve, claro, à sua trajetória e ao fato de estar no comando da nave federal. Dito isso, penso que está enterrada qualquer especulação sobre a possibilidade de outro nome que não o dele figurar nas urnas em 2026.

Outra observação, também bastante evidente, é que a extrema-direita vive um processo de encolhimento. Parece-me que esse campo sofre de uma espécie de osteoporose em sua coluna vertebral e de problemas neuromusculares ainda em idade tenra. A marca “Bolsonaro” já não empolga como outrora.

Uma terceira observação diz respeito a Ciro Gomes. Caso ele volte atrás e se lance candidato, penso que viverá mais uma experiência de “cavalo paraguaio”. Seu eleitorado está entre aqueles que buscam uma direita com verniz, herdando votos de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. No entanto, no calor do debate eleitoral, esses eleitores tendem a migrar para o representante original dessa direita. Talvez até por isso a Quaest nem o tenha incluído nos cenários de segundo turno.

Por fim, a leitura que me parece mais importante: não deve influenciar o resultado do primeiro turno se a direita se concentrar em uma candidatura ou se fragmentar em várias. Lula liderará, representando o campo da centro-esquerda e esquerda. A disputa à direita será sobre qual perfil chegará ao segundo turno: uma direita performática, uma direita raivosa ou uma direita de “resultados”? Essa deve ser a grande questão a ser respondida pelo primeiro turno das eleições de 2026.

Oliveiros Marques é sociólogo, publicitário e comunicador político.