Sábado, 26 de Julho de 2025

Artigo: ‘Memes em Letras’, por Oliveiros Marques

2025-07-26 às 09:31

Patumbo
E uma grande transformação se deu. Ele chegou à Disney como Bananinha – e virou Patumbo. Um verdadeiro elefante pateta em uma loja de cristais, que, além de acelerar a prisão do pai, vai contribuir para o derretimento da avaliação do governo Trump.

Democratas
Verdade seja dita: a sanha egoísta, golpista e autoritária da família Bolsonaro está, sim, contribuindo para a política – no Brasil e nos states. Por aqui, a união nacional em defesa da soberania escala. Lá, entre os gringos, acabou servindo de discurso para os Democratas, que estavam meio perdidinhos.

Que Mario?
E o Mario Fernandes provou a força do pensamento (digitalizado). Numa estratégia suicida, assumiu para si a elaboração do plano “Punhal Verde e Amarelo”, que, se executado, tentaria matar Lula, Alckmin e Xandão. Pelo jeito, o Mário já deve estar à procura de um armário – na Papuda.

Capitão Chorão
O Jair já tem seu grito de guerra: Capitão Chooooorão. Como não está dando muito certo o pedido de ajuda aos outros personagens da Marvel, o inelegível – e agora provável presidiário – apela para o chororô em culto. Vai ser “hômi”, capitão!

Joias, sempre elas
O inelegível – proximamente presidiário – parece ter alguma coisa com joias. Há quem diga que ele se desmancha em lágrimas sempre que olha o acessório fixado em seu tornozelo. E, ao mesmo tempo, fica pensando em como fazer uns doláres vendendo no mercado paralelo norte-americano.

Só pra CLT
E olha só: os CLTs vão receber uma graninha boa em suas contas do FGTS! O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou que mais de 13 milhões de trabalhadores e trabalhadoras vão receber a bolada de R$ 134 milhões, referente ao saldo positivo das operações do fundo em 2024.

Mas, ó: só vale pra quem tinha a carteira azul assinada, viu?

Oliveiros Marques é sociólogo, publicitário e comunicador político

 

*Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do Portal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos termos e problemas brasileiros e mundiais que refletem as diversas tendências do pensamento.