Quinta-feira, 03 de Julho de 2025

Artigo: ‘Política em Santa Catarina: Briga causa ‘fratura exposta’ entre Jorginho e João Rodrigues’, por João Barbiero

2025-07-02 às 11:53

Desde a semana passada o contribuinte catarinense está recebendo um serviço pelo qual não desejou pagar: João Rodrigues e Jorginho Melo estão trocando acusações em público, expondo ainda mais a já desgastada classe política do Estado, que é recordista isolado no quesito prefeitos presos por corrupção.

Ainda não está claro o que motivou os ataques a João Rodrigues. As hipóteses trabalhadas por analistas dão conta de duas possibilidades: a primeira tentaria tirar o foco na imprensa do governador, que amargou uma semanada de desgastes na imprensa nacional com o mega esquema de corrupção nas bolsas de estudo; a segunda alternativa teria por objetivo jogar algumas cascas de banana para João Rodrigues que, de acordo com sondagens, já começa a tirar a vantagem de Jorginho no Oeste.

Qualquer que seja a motivação, tanto o governador, com a corrupção na Bolsa Milionário, quanto João Rodrigues, acusado por esquemas envolvendo familiares e concessões, jogam na lama o nome de Santa Catarina. O eleitor torce o nariz porque, de fato, as eleições nem começaram. Imagina quando estivermos no auge da campanha.

A briga evidencia também a falta de rumo, ou a busca por um, dentro do campo Bolsonarista em Santa Catarina. Com as duas candidaturas apresentadas, diversas lideranças estão se dividindo. Algumas batendo continência aqui, outras jurando fidelidade acolá. Prefeitos e deputados se reagrupam em torno dos candidatos. Tudo ao sabor da distribuição de cargos e verbas governamentais.

Quem paga a conta por toda essa confusão? O povo catarinense. É injusto, mas é assim. E cabe somente ao povo catarinense dar um basta a isso tudo, mostrando que malfeitos, corrupção e privilégios são exemplos que não encontram eco no estado.

Sempre há uma alternativa para os descontentes. É só olhar para além da bolha.

João Barbiero é empresário e comunicador.

*Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do Portal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos termos e problemas brasileiros e mundiais que refletem as diversas tendências do pensamento.