Domingo, 02 de Fevereiro de 2025

Artigo: ‘Quem cria cobra amanhece picado’, por Oliveiros Marques

2025-01-23 às 10:38

O prefeito Ricardo Nunes está enfrentando problemas com sua base aliada por conta da iniciativa do aplicativo 99, de questionável legalidade, de criar o serviço de mototáxi na cidade de São Paulo. Um vereador eleito em sua base, um extremista lacrador, estaria se posicionando no sentido contrário ao desejo do alcaide, que não quer permitir a implementação dos serviços.

Assim como é sabido que as empresas de aplicativos estão sempre com a boca aberta para encher suas barrigas explorando a precarização das relações de trabalho, inclusive daqueles que engoliram a TEOLO-ria da prosperidade, também é mais do que sabido que a temporada de políticos lacradores está aberta já faz alguns anos.

Mas com quem ferro fere, com ferro será ferido. O prefeito se beneficiou desse tipo de políticos para garantir a sua reeleição. Entregou a alma ao diabo para garantir mais quatro anos à frente da Prefeitura da maior cidade da América Latina. E tudo bem, diriam muitos, é do jogo. Mas isso carrega em si consequências.

A jornalista Olga Curado há muitos anos utiliza a figura de animais para caracterizar o comportamento de grupos de eleitores. Em termos gerais, diz ela que os eleitores podem ser divididos em três grandes grupos: os cães, os gatos e as cobras. Os primeiros são os seus grandes aliados, estão sempre ao seu lado; os segundos estão ali no meio de campo, aguardando o melhor posicionamento das candidaturas para ver para qual direção seguem; e os últimos, bem, esses não têm jeito, eles jamais virão com você, faça você o que fizer – a maioria deve ser os cães dos seus adversários.

Pois bem, penso que a mesma ilustração valha para apoiadores. Há aqueles que jamais estarão contigo. Por mais que você faça para eles, nunca estarão no seu projeto. Seja porque eles têm o seu próprio, ou porque sejam seus adversários nos médio e longo prazos.

E isso me parece ser o caso do MDB e do prefeito Ricardo Nunes em São Paulo. O bolsonarismo pode até ter servido para lhe garantir alguns votos, e sua reeleição. É difícil até medir, pois devemos lembrar que tivemos Pablo e Nikolas desde sempre correndo em raia própria. Mas anular setores dessa extrema-direita foi sim importante para a vitória. Mas agora eles vão se reagrupar e darão muito problema ao prefeito, talvez com mais ênfase do que a própria oposição original. Mas esse deve ter sido um risco calculado por Ricardo Nunes, que deve saber que o ditado do título deste texto existe porque as cobras existem no mundo real. Que ele deixe o Butantã de sobreaviso.

Oliveiros Marques é sociólogo, publicitário e comunicador político.