Domingo, 15 de Dezembro de 2024

Enfoque D’P: Um adeus tranquilo

2023-06-10 às 14:22

Por mais que você evite, é importante pensar na morte. Não só para viver uma vida melhor, mas também para não deixar problemas para os familiares. Conheça meios de garantir que os seus desejos sejam respeitados no último adeus, bem como possibilitar que os seus familiares passem por esse momento com tranquilidade e segurança

por Michelle de Geus

Ela chega sem hora marcada e a sua vinda é inevitável. Embora a morte seja uma das poucas certezas da vida, ela ainda é considerada um tabu. A maioria das pessoas evita pensar sobre a própria morte ou de familiares. No entanto, tocar nesse assunto é importante para que os desejos da pessoa que está partindo sejam respeitados e para que a família saiba como organizar a sua despedida de forma apropriada. Para aqueles que acumularam patrimônio ou estão à frente de grandes empresas, é mais importante ainda se preparar para o fim, pois isso evita futuras disputas familiares e processos judiciais intermináveis.

“Nós não temos o costume de pensar sobre a nossa morte e geralmente preferimos deixar o assunto de lado, mas é muito importante comunicar os familiares sobre os nossos desejos em relação ao próprio funeral, para que estes sejam respeitados”, alerta Anderson Murilo Rodrigues, proprietário da Princesa Assistência, referência em serviços póstumos em Ponta Grossa. Embora reconheça que o tema é delicado, Rodrigues destaca que não conversar sobre essas questões pode causar ainda mais transtornos para os familiares no momento da despedida. “Enquanto alguns preferem uma cerimônia religiosa mais tradicional, outros podem optar por uma celebração mais descontraída, em comemoração à sua vida. Esse tipo de informação é importante para evitar desconfortos em um momento tão delicado e guiar a família sobre como proceder após a perda de um ente querido”, reforça.

Conforto e suporte

Rodrigues lembra que, mesmo a morte sendo um momento difícil, algumas decisões burocráticas precisam ser tomadas para realizar o funeral e o sepultamento da pessoa que faleceu. “São muitas etapas necessárias e vários documentos exigidos para garantir uma última despedida digna. A vantagem de ter um plano assistencial é que ele traz o máximo de conforto possível nesses momentos e oferece todo o suporte para os familiares, que também não serão surpreendidos por valores exorbitantes”, frisa.

Anderson Murilo Rodrigues

O empresário observa que o ideal é se precaver da melhor forma possível e que não existe idade certa para começar um planejamento financeiro ou se preparar para o momento da partida. “Estar preparado é primordial, pela segurança de ter um serviço prestado com qualidade, atendendo todas as necessidades da família e, principalmente, com dignidade e respeito”, explica.

Aspectos jurídicos

“A importância de deixar tudo preparado é enorme, pois isso garante que os seus desejos serão respeitados após a sua morte”, concorda o advogado Recieri de Tarso Zenardi, lembrando que o planejamento inclui a distribuição dos bens, a nomeação de um tutor para os filhos menores, a escolha de um representante para tomar decisões em nome do indivíduo (caso ele fique incapacitado) e o plano de sucessão societário, entre outras questões. “A falta de um testamento ou de um plano de sucessão pode resultar em disputas familiares, processos judiciais prolongados, aumento dos custos legais e uma distribuição dos bens que não reflete as vontades do indivíduo”, enumera.

Para o advogado, o melhor momento para começar a se preparar é agora. “É importante começar a pensar em um plano de sucessão assim que se acumule um patrimônio significativo ou quando ocorram mudanças importantes na vida, como casamento, divórcio, nascimento de filhos ou aquisição de um negócio”, explica. “Mas nunca é tarde para começar, e sempre é possível criar um plano de sucessão efetivo, para garantir que os seus desejos sejam respeitados”, acrescenta.

Planejamento sucessório

Zenardi aponta que existem várias formas de planejamento sucessório e que não existe um check-list básico de providências a serem tomadas que possa ser aplicado a todos os casos. Por isso, o advogado recomenda buscar a ajuda de um especialista em Direito Sucessório para avaliar o caso e elaborar um plano personalizado e efetivo. “Isso acontece porque é necessário avaliar a viabilidade jurídica e a legislação aplicável que se ajuste especificamente à situação patrimonial de cada cliente”, justifica.

Recieri de Tarso Zenardi

Zenardi afirma ainda que a orientação de um advogado nesse processo também é importante para evitar erros que comprometam o planejamento sucessório, como não planejar com antecedência, não revisar o plano regularmente, não considerar a legislação aplicável, não envolver os membros da família e não escolher os representantes adequados. “Para evitar esses erros, é importante buscar a orientação de um especialista em planejamento sucessório, que fornecerá aconselhamento personalizado e garantirá que o plano atenda às suas necessidades”, sugere.

Plano assistencial

Junto ao planejamento sucessório, outro plano é de grande importância antes da despedida final: o plano assistencial. Rodrigues ressalta que a melhor forma de evitar constrangimento e transtornos para os familiares após a morte é garantir que eles tenham o apoio de uma empresa com credibilidade e confiança para prestar a sua última homenagem. “A Princesa é uma empresa genuinamente ponta-grossense, que trabalha com dignidade e humanização no atendimento. Nós respeitamos a memória de uma vida e a dor deixada pela saudade”, frisa.

O empresário explica que o plano da Princesa Assistência tem o diferencial de não impôr limite de idade ou de beneficiários. “O nosso objetivo é garantir tranquilidade no momento mais delicado da vida. Por isso, um dos diferenciais do nosso plano é não ter esses limites”, relata, destacando que outro diferencial da Princesa é que o plano não expira. “Caso o associado faça o pagamento de todas as parcelas e não utilize o plano, ele continua usufruindo de todos os benefícios”, aponta, lembrando que o plano de vida inclui um clube de desconto com mais de 300 empresas, com descontos exclusivos em farmácias, clínicas, laboratórios, dentistas, academias e exames.

D’P SERVIÇO

Princesa Assistência

Endereços:

Rua Barão de Teffe, 188, Centro, PG

(42) 3223-9165 / (42) 99999-9009

Rua General Carneiro, 509, Centro, PG

(42) 3222-4046 / (42) 99999-5603

Site: princesaassistencia.com.br

Instagram: @princesaa_assistencia

Facebook: facebook.com/PrincesaAssistencia

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #295