Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

Academia Amazon Sebrae vai orientar empresas que querem iniciar o processo de internacionalização

2023-09-18 às 13:48
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Academia Amazon Sebrae chega à sua quarta live em setembro e vai debater sobre a internacionalização das pequenas empresas. O objetivo é atrair empreendedores, empresários e interessados em expandir seus negócios para o mercado internacional, especialmente no mercado digital, por meio da plataforma. O bate-papo contará com a participação de um pequeno negócio que já comercializa nos Estados Unidos com a Amazon. Live ocorre em 28 de setembro. Objetivo é desmitificar o mercado no exterior e orientar os pequenos negócios sobre como efetuar as vendas por meio da plataforma de marketplaces.

“Investir no mercado internacional pode ser uma oportunidade para os pequenos negócios melhorarem seus produtos, processos e serviços e conquistar um faturamento maior”, comenta o analista da unidade de Competitividade do Sebrae Flávio Petry.

“A venda cross-border parece ser algo distante da realidade, mas com a Amazon esse processo não é complexo e pode ser o primeiro passo neste caminho de conquistar novos espaços”, diz Flávio Petry, analista do Sebrae.

As outras lives foram direcionadas aos donos de pequenos negócios dos segmentos de artesanato, casa e construção; moda e beleza; e para a venda de alimentos e bebidas.

E-commerce

Ao final da live, serão disponibilizadas vagas para interessados em participar de workshop sobre o tema, em 10 de outubro, também no formato on-line. Na ocasião, o empresário poderá criar sua página e praticamente começar a operacionalizar as vendas. Saiba mais sobre a parceria Sebrae e Amazon.

Internacionalização

Os pequenos negócios já representam 40% dos exportadores brasileiros. No total, já são mais de 11,4 mil micro e pequenas empresas que comercializam para o mercado internacional. Os dados são de um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) no início deste ano. Juntas, essas empresas conseguiram faturar R$ 3,2 bilhões.

da Agência Sebrae