há 7 horas
Amanda Martins

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, comemorou nesta terça-feira (9) a mudança nas regras que simplifica a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), formalizada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para Alckmin, a medida representa um “gol de placa” por reduzir custos e beneficiar a população.
Segundo o Metrópoles, entre as principais alterações, está o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas. A mudança permite que o curso teórico seja realizado de forma gratuita e digital, enquanto as aulas práticas poderão ser acompanhadas por instrutores autônomos. Segundo Alckmin, a iniciativa torna a CNH um “certificado de habilidade e não um impedimento à mobilidade”.
“Grande passo que estamos dando. Hoje, um gol de placa. Quem pode pagar 5 mil reais? Medida de alto interesse público, simplificadora, reduz custos e beneficiando quem precisa”, afirmou o vice-presidente, durante cerimônia que marcou o anúncio das novas regras.
As normas passam a valer a partir da publicação da resolução no Diário Oficial da União (DOU), prevista ainda para esta terça-feira. O governo ressalta que a medida visa facilitar o acesso à CNH, especialmente para pessoas que enfrentam dificuldades financeiras.
No mesmo evento, foi lançado o aplicativo CNH do Brasil, que substituirá a Carteira Digital de Trânsito (CDT), oferecendo mais praticidade aos motoristas na gestão de seus documentos de habilitação.