Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Oxford e CoronaVac

2021-01-17 às 15:12

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste domingo a autorização para uso emergencial de duas vacinas contra Covid-19 no Brasil. Quatro dos cinco integrantes da Diretoria Colegiada (Dicol) do órgão votaram a favor da aplicação dos imunizantes.

No caso da Coronavac, a diretora Meiruze Freitas, relatora dos pedidos, condicionou a aprovação à assinatura de termo de compromisso e publicação em Diário Oficial. “Quanto à vacina Coronavac, desenvolvida pelo instituto Butatan, voto pela aprovação temporária do seu uso emergencial condicionada a termo de compromisso e subsequente publicação de seu extrato no DOU. Quanto à vacina solicitada pela Fiocruz, voto pela aprovação temporária de seu uso emergencial referente a 2 milhões de doses.”

Com a decisão da Anvisa, a vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e a Fiocruz, e a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, poderão ser aplicadas em grupos específicos a partir do momento que os laboratórios produtores forem comunicados da decisão.