Na noite desta quarta-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, compareceu à Neo Química Arena, em São Paulo, para acompanhar a partida entre Corinthians e Palmeiras. A presença ocorreu no mesmo dia em que ele teve seu nome incluído em uma lista de sanções anunciada pelo governo dos Estados Unidos.
Torcedor declarado do Corinthians, Moraes foi registrado por fotógrafos no estádio acenando para o público e sorrindo. Em uma das imagens, divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, o ministro aparece fazendo um gesto com o dedo médio.
Mais cedo, o Departamento de Estado dos EUA anunciou medidas que incluem bloqueio de acesso ao sistema financeiro norte-americano, congelamento de eventuais ativos em território americano e suspensão de vistos. Além de Moraes, outros sete ministros do STF e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, foram alvos da sanção, adotada com base em alegações sobre a atuação institucional desses agentes públicos. A decisão segue uma diretriz do ex-presidente Donald Trump, implementada na semana anterior.
Alexandre de Moraes já esteve em outras ocasiões na Neo Química Arena. Em março, assistiu à final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras, quando o clube alvinegro conquistou o título estadual após empate em casa e vitória fora.