Sábado, 17 de Maio de 2025

Aprovação do governo Lula sobe no Paraná, indica pesquisa

2023-09-06 às 19:39
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Um levantamento realizado pela IRG Pesquisa, e divulgado nesta terça-feira (5), indica que o governo Lula (PT) registrou aprovação de 42,7% da população paranaense. Se comparado ao mês de abril, quando o presidente obteve aprovação de 38% dos paranaenses, o número representa um crescimento de 4,7 pontos percentuais. Os dados foram divulgados pelo diretor da IRG Pesquisas, Ricieri Garbelini.

Ricieri analisa que estes números refletem várias ações que estão sendo feitas no Estado do Paraná e no Brasil como um todo. “A avaliação do Lula pode subir ainda mais, se continuar os avanços do trabalho”, avalia.

A deputada federal Gleisi Hoffmann, que é a presidente nacional do PT, credita este crescimento ao retorno e criação de novos programas sociais que aproximam o governo da população.

Ela ainda comenta que a melhora do governo também se observa na procura de muitos partidos, parlamentares, vereadores e prefeitos que até poucos meses estavam ‘observando’ para onde o governo iria caminhar. “Agora todos querem participar conosco, isso é bom pois, afinal, o que queremos é unir forças pra construir um país com mais igualdade”, completa.

Gleisi ainda critica a taxa de juros do Banco Central. “As políticas sociais e econômicas demostram um crescimento que não justifica a taxa de juros que temos e que somente o Banco Central não está percebendo. O Brasil vive um novo momento e todos os que querem enxergar estão perecendo e assim vai continuar, registra Gleisi Hoffmann.

Para o professor Gerveson Tramontin, o aumento da aprovação do governo Lula no trimestre acena que o governo está no rumo certo. Para Gerveson, crescer no Paraná, que é um estado onde o ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma grande votação e ainda mantém uma certa força política, é muito significativo, pois demostra que até mesmo onde o presidente Lula não obteve grande aceitação na eleição, agora começa a mudar as expectativas, e isso pode ser percebido nestes números.

Confira a pesquisa na íntegra