Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Arautos do Evangelho desmentem notícia sobre suposto fechamento de colégios

2021-09-17 às 14:32
Foto: Reprodução/Redes sociais

Os Arautos do Evangelho se pronunciaram a respeito da notícia sobre o suposto fechamento dos colégios no Brasil, por ordem do Vaticano. A instituição possui um colégio em Ponta Grossa, que atende alunos do Ensino Fundamental.

No dia 3 de setembro de 2021, o portal Metrópoles divulgou que o Vaticano teria “mandado fechar” os colégios dos Arautos do Evangelho do Brasil após o término do ano letivo. No dia seguinte, a entidade publicou uma nota esclarecendo que a notícia é falsa e que a determinação de fechar os colégios nunca ocorreu.

“Tal determinação nunca ocorreu e nem é cabível legalmente a nenhuma autoridade eclesiástica o fechamento de colégios. Esta prerrogativa é de atribuição dos órgãos vinculados ao Ministério da Educação, Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação, após devido processo legal”, declara a entidade.

Na nota de esclarecimento os Arautos ainda destacam que os colégios citados pelo Metrópoles nunca foram internatos. “Tal determinação não caberia, novamente, a nenhuma autoridade eclesiástica, pois a decisão de hospedagem ou residência cabe primordialmente aos pais e/ou responsáveis legais pelos menores”, consta no documento.

Por fim, a entidade também destaca que, apesar da nomenclatura dos colégios (Colégio Arautos do Evangelho), a responsabilidade pela administração é do INEDAE, instituição de ensino autônoma, e não a Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício Arautos do Evangelho, como veiculado pelo portal Metrópoles. Além disso, o INEDAE “está submetido a autorização e avaliação de qualidade pelo poder público (Constituição Federal. Art. 209º), não pelo poder eclesiástico”.

Arautos em Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, os Arautos do Evangelho desenvolvem um amplo trabalho social apostólico há mais de duas décadas, conforme explica o Padre Mateus Taneguti. “Servindo ao próximo através da arte, como o presépio na época natalina, a música nas festividades civis, a evangelização pela beleza, como a capela São Paulo Apóstolo em estilo neo-gótico clássico, que está inserida na rota turística religiosa dos Campos Gerais”, explica.

Durante a pandemia, os Arautos também desenvolveram um trabalho com as famílias carentes do município. “Nesta pandemia já foram distribuídas mais de 600 cestas básicas para as famílias carentes, e mais de 5.000 agasalhos arrecadados e distribuídos neste inverno”, finaliza.

As missas ocorrem de segunda a sábado às 19h e aos domingos às 10h e 17h, na Av. Carlos Cavalcanti, 4199, Uvaranas.

Fotos: Reprodução/Arquivo pessoal