Domingo, 22 de Dezembro de 2024

Avião de pequeno porte cai sobre loja no Centro de Gramado, no RS

2024-12-22 às 10:41
Foto: Defesa Civil RS/Divulgação

Um avião de pequeno porte caiu sobre uma loja na Avenida das Hortênsias, no Centro da cidade de Gramado (RS), na Serra Gaúcha. Informações preliminares indicam que a aeronave caiu sobre lojas e casas. O clima na região é de chuva e nevoeiro. A queda ocorreu por volta das 9h30 da manhã deste domingo (22).

A aeronave seguia de Canela, cidade vizinha a Gramado, para Jundiaí, no estado de São Paulo. O governador gaúcho, Eduardo Leite, foi informado sobre o acidente e acompanhada as atualizações sobre a queda do avião. A autoridade avalia uma possível ida ao município. Testemunhas disseram que avião perdeu altitude rapidamente, antes de atingir a loja, que estava fechada no momento do impacto.

Conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a aeronave transportava 10 pessoas e nove mortes foram confirmadas entre os passageiros da aeronave. “No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, escreveu o governador, em publicação nas redes sociais.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que o avião decolou de Canela, cidade vizinha a Gramado. Antes de cair, o avião colidiu na chaminé de um prédio, e em seguida, no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Os destroços ainda alcançaram uma pousada, onde, pelo menos, duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas.

O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave. No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade em razão da inalação de fumaça.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi acionada para realizar a investigação da ocorrência, envolvendo a aeronave de matrícula PR-NDN. De acordo com o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ela está em nome de Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, em situação normal de aeronavegabilidade, e poderia ser utilizada para transporte privado, com operação negada para táxi aéreo.

Vítimas

Segundo o G1, o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi é uma das vítimas e a informação foi confirmada pela Galeazzi & Associados, empresa da qual ele era sócio e CEO. As demais vítimas seriam familiares de Luiz Cláudio.

Em 2010, a mãe de Luiz Cláudio, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, foi vítima da queda de um avião bimotor, na região de Sorocaba, no interior de São Paulo. Na ocasião, a aeronave caiu “de bico” no município de Iperó, numa área de mata. A aeronave tinha decolado com o tanque cheio.

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o bimotor utilizado pela mãe estava no registrado no nome de Luiz Cláudio.

O executivo era filho de Claudio Galeazzi, que se tornou especialista em recolocar empresas deficitárias de volta à eficiência e, muitas vezes, livrá-las da falência e conhecido por gerenciar crises de empresas como Pão de Açúcar, BRF, Americanas, Grupo Estado, entre outras.

Com informações da CNN, Terra, G1 e Agência Brasil