Um total de 238 chaves Pix de clientes da Phi Pagamentos (Phi Serviços de Pagamentos S.A.) vazaram, informou o Banco Central nesta terça (22). O problema ocorreu por falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. Esse foi o quinto vazamento de dados desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020.
O BC declarou que os mecanismos de segurança e de monitoramento do Pix minimizaram a dimensão dos dados vazados, limitando a exposição a 238 chaves Pix, ou menos de 0,00004% das mais de 630 milhões de chaves cadastradas no (DICT) Diretório de Identificadores de Contas Transacionais.
A exposição não implica necessariamente o vazamento total das informações, mas a visibilidade temporária para terceiros.
Conforme informado pela autarquia, houve exposição de dados cadastrais, sem impacto nas transações financeiras. Informações protegidas pelo sigilo bancário, como saldos e senhas, não foram comprometidas. Embora o impacto para os clientes seja considerado baixo, o BC optou por divulgar o incidente em nome da transparência.
Aqueles com informações expostas serão notificados via aplicativo Phi Pagamentos ou internet banking.